Como parte das ações alusivas à Semana Nacional de Trânsito, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), em conjunto com as forças policiais da cidade, realizou blitz de trânsito no sábado, 21/9, domingo, 22/9 e segunda-feira, 23/9, em vias estratégicas da cidade. Foram abordados 500 veículos, entre carros e motos. As ações prosseguem até quarta-feira, 25/9.

A Semana Nacional de Trânsito acontece entre 18 e 25/9 e o tema desse ano é Paz no Trânsito Começa por Você, visando promover diversas ações na cidade para conscientizar e sensibilizar a população sobre segurança, respeito as leis de trânsito e consequentemente a proteção à vida no fomento à cidadania no trânsito, de acordo com o Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro.

As blitzes têm o intuito de abordar o cidadão, reforçar sobre a prevenção de acidentes de trânsito e óbitos em decorrência dos sinistros. Entre os aspectos abordados nas operações estão alcoolemia, licenciamento e mal estado de conservação dos veículos e, principalmente, respeito às legislações.

A blitz de sábado aconteceu na avenida Cássio Paschoal Padovani/Rodovia SP-135, das 8h às 10h, e durante a operação cerca de 350 veículos foram fiscalizados. No domingo a operação foi realizada na avenida Alidor Pecorari com a avenida Dr. Paulo de Moraes, das 15h às 17h, quando foram fiscalizados 50 veículos, e nesta segunda-feira a blitz ocorreu na avenida São Paulo/Rodovia SP-127, das 7h30 às 9h, com a fiscalização de 100 veículos.

A Semuttran, anualmente, reforça ações conjuntas para ampliar a visibilidade da sociedade para as boas práticas no trânsito, contribuindo para uma melhor mobilidade urbana, que tem como objetivo o direito de ir e vir com segurança, priorizando o respeito às leis de trânsito e a gentileza em qualquer que seja o modal, para que todos possam assegurar sua chegada de forma rápida e segura.

As principais ações estão alinhadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), destacando a proteção dos mais vulneráveis, a fluidez do tráfego, a acessibilidade e a sustentabilidade. Essas são as bases para as atividades promovidas ao longo da semana, reforçando a importância de um trânsito mais humano e seguro. O foco é mobilizar a sociedade para adotar comportamentos que promovam um trânsito mais pacífico, consciente e seguro.

Participaram das operações a Semuttran, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar Territorial e Polícia Militar Rodoviária.