O 53º SAC é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
O artista poderá inscrever de três a cinco trabalhos, de linguagem livre, de arte contemporânea. Os trabalhos devem ser inéditos, de própria autoria e propriedade, produzidos a partir de 2022 e serão aceitas inscrições individuais e coletivas.
A comissão de seleção e premiação será composta por três membros de comprovada especialização e reconhecido valor artístico no cenário nacional, indicados à Semac pela comissão organizadora, formada por Diógenes Moura Severo Santos (artista visual), Élide Fernanda de Almeida Leite Guimarães (servidora municipal), Guilherme Sertório Teixeira (artista visual), Patricia Bueno Rebello (artista visual) e Renata Graziela Duarte Gava (servidora municipal, diretora da Nova Pinacoteca Municipal).
Caberá à comissão de seleção e premiação determinar os critérios de seleção das obras que integrarão o Salão. A seleção e premiação das obras ocorrerá dividindo-se em duas fases: seleção inicial das obras através das fotos enviadas (1ª fase) e seleção final das obras físicas, que comporão o Salão e premiação (2ª fase).
O 53° SAC ofertará dois prêmios aquisitivos: o Prêmio Prefeitura do Município de Piracicaba, no valor de R$ 20 mil, e o Prêmio Câmara de Vereadores de Piracicaba, no valor de R$ 18 mil. A mostra poderá ainda conferir até três Prêmios Especiais de Leitura Pública e Análise de Portfólios. Este prêmio consiste no convite feito ao artista para apresentar sua história artística, currículo e/ou processo de criação de seus trabalhos.