O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), da Polícia Militar, celebrou a formatura de 1.415 alunos das quintas séries do Ensino Fundamental de 19 escolas da Rede Municipal de Ensino. As solenidades ocorreram ao longo de três dias, 28,29 e 30/11, com cerimônias realizadas no Clube do Saudosista, onde foram entregues os certificados da conclusão do programa e medalhas para as melhores redações.

A estudante Maria Fernanda Rodrigues Pereira, da Escola Municipal Prof.ª Elizabeth Consolmagno Cruz, localizada no bairro Kobayat Libano, ganhou o concurso de redação. No texto, ela relatou as expectativas que tinha sobre a participação no Proerd e o que aprendeu durante as aulas, e foi premiada com uma bicicleta.

O secretário municipal da Educação, Bruno Roza, esteve na cerimônia hoje, 30/11, e agradeceu os envolvidos pela realização do programa dentro das escolas. “O Proerd ultrapassa os muros das escolas e atinge toda a comunidade. As escolas, as famílias, toda a sociedade é beneficiada com projetos como esse, que já acontece há muitos anos e está funcionando muito bem. Espero que as famílias que estão aqui presentes tenham orgulho dos seus filhos e saibam que eles estão sendo bem cuidados”.

O prefeito Luciano Almeida destacou a importância do Proerd como uma iniciativa essencial para um futuro melhor. “Se quisermos uma sociedade melhor, é através de ações que vamos conquistar, e o Proerd é uma realidade que faz a diferença na vida daqueles que participam. Em Piracicaba, um dos objetivos com as escolas em tempo integral é proporcionar que os estudantes tenham contato com ações educativas e culturais. Esse é o futuro que queremos e estamos buscando”, disse.

Os Policiais Militares que realizaram as atividades com os alunos durante 2023 foram os soldados Evaristo Sobrinho, Patrícia Coleti, Mariele Cristofoletti e Everson Reis, e o cabo Cláudio Cesar Costa.

As escolas municipais que participaram das ações do Proerd foram: Edilene Marli Borguese, Enedina Lourenço Vieira, Ilda Jenny S. Nogueira, Vilma Leone Dal Pogetto, André Franco Montoro, Maximiano Firmino Gil, Nathalio Zanotta Sabino, Euclides Buzzeto, Francisco B. Libardi, Ida Francez Lombardi, Irineu Umberto Packer, João Oriani, Wilson Guidotti, João Perin, Manoel R. Lourenço, Maria B. P. Penezzi, Elizabeth C. Cruz, Francisco Correa e Alcides Zagatto.

SOBRE O PROGRAMA –  O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo desde 1993, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Ensino Estadual e escolas particulares. O programa é realizado em sala de aula e o objetivo é prevenir o uso e abuso de drogas, por intermédio de orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

Com dez encontros com os alunos de cada turma, sendo um por semana e com duração de uma hora cada, os policiais transmitem conhecimentos aos alunos, por intermédio do livro do estudante fornecido pela Polícia Militar.


Deixe seu Comentário