A Virada Inclusiva 2023 acontece neste domingo, dia 3/12, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, das 9h às 13h, na Estação da Paulista. O evento, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), será realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com o Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef) e organizações sociais do município. A programação inclui apresentações culturais, macroginástica, exposições, oficinas, quick massagem, roda de capoeira, apresentação musical em Libras, praça de alimentação e brinquedos infláveis para as crianças.
A iniciativa possibilita que pessoas com ou sem deficiência possam interagir em atividades culturais e recreativas gratuitas e conhecer o trabalho desenvolvido pelos serviços socioassistenciais, visando a promoção de oportunidades para inclusão e participação social e garantia dos direitos sociais fundamentais para as pessoas com deficiência.
A abertura oficial será às 9h e o início às atividades culturais, às 9h20, com apresentação e oficina de capoeira com crianças e adolescentes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Às 9h35, terá dinâmica de alongamento e dança com crianças e adolescentes do Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), unidades Parque Piracicaba e Vem Viver. Às 9h50, interpretação de músicas em Libras, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Surdos (Apaspi), com crianças do CCInter Jardim Itapuã.
Entre 10h e 11h, haverá macroginástica com o professor da Selam Rogério Constantino; apresentação de maculelê e oficina de percussão com crianças do CCInter Sabiás; vivência de musicalização com o espaço PIPA – Síndrome de Down; apresentação de dança com pessoas idosas do CCInter Jaraguá e canto coral com pessoas idosas do CCInter Jardim Oriente.
Das 11h30 às 12h15, o evento contará com apresentação de dança e de música com o grupo 50+ do projeto Com Vivência; dança com Associação Presbiteriana de Filantropia; coral do Centro de Reabilitação de Piracicaba (CRP), com o musicista Pedro Aranha e apresentação de trechos de música na voz de Júlia Simões com interpretação em Libras, realizada pela Apaspi.
Durante toda a programação, serão realizadas oficinas de atividades sensoriais e de música, quick massagem, entre outras. O evento também contará com exposições de artes visuais do Centro Dia Passo a Passo, atividades realizadas na Auma, exposição literária com acervo de livros em braile, da Biblioteca Pública Municipal, doação de livros e artesanatos Natalinos da Avistar, além de praça de alimentação e brinquedos infláveis para as crianças.
O evento conta com a parceria das secretarias Municipais de Ação Cultural (Semac), Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Comdef, Assupira, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Educando pelo Esporte, Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom), Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac), Associação de Atendimento à Pessoas com Deficiência Visual (Avistar), Apaspi, Passo a Passo, Espaço PIPA, Associação de Pais e Amigos dos Autistas (Auma), Associação Presbiteriana de Filantropia e Centro de Reabilitação de Piracicaba (CRP).