A Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo, que fortalece a cultura e a história paulista, está de volta após a pandemia. O evento, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em colaboração com o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte, acontece em 40 municípios nos dias 1,2 e 3/12. Em Piracicaba, será neste sábado, 2/12, às 11h, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, com intervenção artística do músico Du Quadros. A entrada é gratuita.
Eduardo de Quadros, ou Du Quadros, como é conhecido, reside em Piracicaba e atua como guitarrista da banda Sambigode, além de trabalhos nas formações solo, duo, trio e quarteto, prezando pela interação e animação do público com repertório de brasilidades.
Na Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo, o público é convidado a participar de atividades educativas, roteiros, oficinas, ações de grafite, contação de histórias, circo, dança e performances.
Além disso, os participantes têm a oportunidade de explorar locais de grande importância turístico-cultural, promovendo a interação entre a comunidade e a história dos municípios. Muitas dessas atividades dialogam com a arquitetura dos edifícios, como apresentações nas janelas e que promovem intervenções em seus espaços.
“A Jornada Estadual do Patrimônio é um programa que valoriza os territórios, a cultura e a história dos municípios do nosso Estado. As atividades, sejam culturais ou educativas, constroem pontes entre as comunidades e esses espaços, dando uma dimensão mais profunda de pertencimento. É de suma importância que as pessoas se apropriem daquilo que faz parte de sua história, sobretudo quando falamos daquilo que é público”, afirmou Gláucio Franca, diretor geral da Associação Paulista dos Amigos da Arte.
“Memória e pertencimento são os pilares de qualquer sociedade e a Jornada Estadual do Patrimônio vem justamente para reforçar isso. As pessoas precisam conhecer e saber qual é a história que existe naquele prédio tombado, e, principalmente, ocupar esses espaços públicos sabendo que é delas também”, falou Marília Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Nesta edição, além de Piracicaba, a Jornada se estende pela capital e outros 38 municípios: Lorena, Guaratinguetá, São José do Rio Preto, Araçatuba, Tupã, São Luiz do Paraitinga, Descalvado, São Carlos, Jaú, Brodowski, São Simão, Batatais, Taubaté, Carapicuíba, Ubatuba, Santana de Parnaíba, São Roque, Amparo, Caçapava, Mogi Mirim, Cananéia, São Sebastião, Registro, Mauá, Itanhaém, Jundiaí, Itatiba, Campinas, Ribeirão Preto, Iporanga, Areias, Ribeirão Pires, Santo André, Mogi das Cruzes, Bertioga, Salto, Espírito Santo do Pinhal e Piraju.
SERVIÇO – Museu Prudente de Mores na Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo. Sábado, 2/12, às 11h, com intervenção artística de Du Quadros. Entrada gratuita. Rua Santo Antônio, 641 – Centro. Informações: (19) 3422-3069 ou pelo e-mail: mprudentedemoraes@piracicaba.