A Black Friday, um dos eventos de compras mais esperados no ano, devido aos descontos nos preços dos produtos, especialmente pela internet, acontece no dia 24/11, sexta-feira, e o Procon Piracicaba alerta para que os consumidores fiquem atentos para não se iludirem com grandes descontos sob o risco de serem ludibriados.

Procurador-Geral do município e diretor interino do Procon, Guilherme Mônaco de Mello ressaltou que é direito do consumidor ser informado previamente de todas as questões que se relacionam com o produto ou serviço a ser adquirido e é importante que ele faça uma pesquisa prévia e criteriosa antes das compras, tanto pela internet quanto em lojas físicas.

Dicas para aproveitar a Black Friday com segurança:

– Desconfie de valores muito abaixo do preço real. Pesquise os preços e não compre se desconfiar do site ou do produto anunciado. O ideal é pesquisar também antes da Black Friday, porque alguns fornecedores elevam os preços dias antes e no dia da promoção apresentam uma suposta redução, o que de fato não existiu;

– Tente obter alguma referência do vendedor e do produto que deseja adquirir. Verifique se outras pessoas já fizeram alguma transação com esse vendedor e suas respectivas opiniões quanto ao produto, prazo de entrega e a solução que adotou em caso de problemas ocorridos;

– Consulte os sites de reclamações do Procon (procon.sp.gov.br), do governo federal (consumidor.gov.br) e do Reclame Aqui, para verificar se esse fornecedor já possui outras reclamações e quais providências adotou para a solução;

– Quando localizar o produto que deseja e no preço que considera como ideal, faça um print de todas as páginas da transação, tais como: a propaganda do fornecedor com os detalhes do produto, o prazo de entrega, as condições do pagamento, bem como o comprovante de pagamento, entre outros.

INTERNET  O Procon tem uma relação de sites que são considerados impróprios, entretanto, mesmo que o site não conste nesta relação, é importante ser cauteloso, pois os golpes pela internet estão cada vez mais frequentes. O Procon entende que todas as compras feitas pela internet são passíveis de arrependimento, nos moldes do artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, ou seja, o consumidor pode desistir daquela compra no prazo de sete dias da contratação ou do ato de recebimento do produto ou serviço contratado, com a devolução dos valores eventualmente pagos e cancelamento de valores a vencer, sem qualquer custo para o consumidor.

SERVIÇO – Para mais informações ou em caso de necessidade, a pessoa deve procurar o Procon, com as cópias de todos os documentos da transação realizada. O Procon Piracicaba realiza atendimento presencial mediante agendamento prévio pelo telefone 151, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Pelo telefone 151, são prestadas informações de quais documentos são necessários para viabilizar o atendimento presencial. O Procon está localizado no Térreo 2, do Centro Cívico da Prefeitura.

Deixe seu Comentário