Por Aline Macário
Foto: Rubens Cardia
O Hino do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba abriu a reunião solene em comemoração aos 110 anos do time que faz parte do DNA do piracicabano. A solenidade foi realizada no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, na última terça-feira (14), com a presença de autoridades, torcedores e integrantes e ex-integrantes da diretoria do clube. A data é celebrada na Câmara Municipal de Piracicaba desde o centenário do clube, através do Decreto Legislativo nº 9/2013, de iniciativa do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL).
O autor da solenidade, que presidiu a mesa de honra, destacou que são poucas as instituições na cidade que atingiram os 100 anos. “Essa é a importância que o XV traz para a cidade, com o esporte, que pega desde a criança ao mais idoso”, afirmou Trevisan Jr. “Esta é uma noite de reconhecimento, de outorga, de valorização para aqueles que fazem parte da história do XV, para valorizar aqueles que acreditaram no XV”.
Também estiveram presentes na homenagem os vereadores Pedro Kawai (PSDB) e Gilmar Rotta (PP). “É inquestionável e inigualável o que a gente sente pelo XV, é a maior parte do DNA de Piracicaba”, avaliou Pedro Kawai. “Temos que sempre reconhecer os atletas, os voluntários e tantas outras pessoas que fazem com que germine nas nossas crianças o que é ser do XV”. Gilmar Rotta lembrou do incentivo da torcida ao clube, sempre presente no Estádio Barão de Serra Negra. “O XV pertence ao nosso coração, corre no nosso sangue, é parte da nossa cidade”, destacou.
Para o presidente do clube, Luis Guilherme Schnor, o objetivo da atual diretoria agora é garantir os próximos 110 anos do XV de Piracicaba. “Somos piracicabanos e consequentemente somos do XV. A torcida, os patrocinadores, os sócios, o poder público, todos prestigiam o XV. O XV somos todos nós. Esperamos um futuro muito brilhante para o clube”, lembrou.
Na reunião, foram homenageadas 11 personalidades que prestam e prestaram relevantes serviços ao clube: Arnaldo Antonio Bortoletto, diretor financeiro e ex-presidente; Celso Norberto Christofoletti, ex-presidente e conselheiro vitalício; Hélio Sacconi, ex-goleiro; Irineu Pereira Esteves, conselheiro; José Antonio do Amaral Caprânico, conselheiro vitalício; Luis Guilherme Schnor, presidente; Luis Roberto Lordello Beltrame, ex-presidente; Nassif Elias Buchidid (in memoriam), torcedor; Romeu Ítalo Rípoli (in memoriam), ex-presidente; Vitor Danilo Correia, torcedor e conselheiro e Vitor do Amaral Coelho Prates, radialista e conselheiro.
Em nome dos homenageados, Luis Beltrame salientou que nada é mais gratificante do que o reconhecimento coletivo pelas atitudes. “É ainda mais honroso ser homenageado por fazer algo pelo XV, que é ícone de Piracicaba, que enaltece a nossa cidade. Vida longa ao XV de Novembro e parabéns a todos que fizeram com que o XV chegasse tão jovem nesses 110 anos e que venham mais vitórias e conquistas”, celebrou.