A Prefeitura e as forças de segurança de Piracicaba apresentaram, na última segunda-feira, 13/11, balanço da operação Piracicaba Segura, realizada na sexta-feira, 10/11, durante encontro que aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). A ação teve como foco a fiscalização de bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais próximos ao Terminal Central de Integração (TCI), Shopping Popular Municipal Clélia Barbosa de Oliveira, o popular Camelódromo, Rodoviária Intermunicipal de Piracicaba e ruas e avenidas próximas. O objetivo principal da operação Piracicaba Segura, que teve início como Centro Seguro e foi ampliada para além da região central, é combater a criminalidade, com ações contra o tráfico de drogas, localização de procurados pela Justiça e apreensão de máquinas caça-níquel, entre outras.
Durante a operação, 27 pessoas foram abordadas e 1 procurado pela Justiça foi capturado. Também 16 veículos foram vistoriados. Além disso, foram elaborados dois autos de infração. Nove estabelecimentos foram fiscalizados, nos quais foram apreendidas sete máquinas de caça-níquel. Essas ações foram realizadas pelas secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), de Saúde (Vigilância Sanitária) e Finanças (Fiscalização Tributária), em conjunto pela Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil.
O secretário de Administração, Luis Fernando Cassinelli, que acompanha os trabalhos da operação, explicou que a ação tem sido muito positiva e que o diálogo com entidades, forças de segurança e autoridades locais têm sido constantes. “Nosso foco é garantir segurança da população que frequenta as regiões comerciais. Nos próximos dias temos a intenção de planejar novas ações, desta vez com foco nas festividades de final de ano com o intuito de inibir a criminalidade”, afirmou ele durante encontro na Acipi.