Texto: Aline Macário - Câmara de Vereadores

Foto Crédito: Guilherme Leite

A Câmara Municipal de Piracicaba promove, nesta terça-feira (14), às 19h30, reunião solene em comemoração ao Dia do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, no Salão Nobre "Helly de Campos Melges". A solenidade atende ao Decreto Legislativo nº 9/2013, de iniciativa do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), instituído no ano em foi comemorado o centenário do clube.

Na justificativa do decreto, o autor da homenagem salienta que o clube, que celebra este ano o aniversário de 110 anos, é uma “paixão local” e leva o nome da cidade de Piracicaba para todo o Brasil. A reunião tem o objetivo de reconhecer 11 personalidades que prestam e prestaram relevantes serviços ao clube. Serão homenageados:

Arnaldo Antonio Bortoletto, diretor financeiro e ex-presidente

Celso Norberto Christofoletti, ex-presidente e conselheiro vitalício

Hélio Sacconi, ex-goleiro

Irineu Pereira Esteves, conselheiro

José Antonio do Amaral Caprânico, conselheiro vitalício

Luis Guilherme Schnor, presidente

Luis Roberto Lordello Beltrame, ex-presidente

Nassif Elias Buchidid (in memoriam), torcedor

Romeu Ítalo Rípoli (in memoriam), ex-presidente

Vitor Danilo Correia, torcedor e conselheiro

Vitor do Amaral Coelho Prates, radialista e conselheiro

O Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba foi fundado oficialmente em 15 de novembro de 1913. Naquela época, funcionários de uma marcenaria aproveitavam o horário de almoço para jogar futebol com uma bola feita de meia, em um pasto que foi transformado em um campo. O time, chamado 12 de Outubro, disputava partidas com outro grupo de futebol na cidade: o Esporte Clube Vergueirense. Da união dos dois grupos nasceu o Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba.

Em 18 de outubro de 1914, o XV conquista sua primeira vitória, sobre a Associação Piracicabana de Esportes Atléticos, por 3 a 2, levando assim o título de Campeão da Cidade. No dia 20 de março de 1918, o time se filiou à Apea (Associação Paulista de Esportes Atléticos), passando a enfrentar equipes da capital e a tomar parte nos campeonatos do interior.

O XV foi o primeiro time do interior a ter o direito de disputar a elite do estadual paulista - antes disputada apenas por clubes da capital e equipes convidadas. Desde a fundação, em XV de Novembro de 1913, o XV de Piracicaba, participou diversas vezes da elite do futebol paulista e brasileiro. O mascote é o Nhô Quim, criado por Nino Borges, desenhista do jornal Gazeta Esportiva, e aperfeiçoado por Edson Rontani, retrata o típico torcedor quinzista.

Em 4 de setembro de 1965, o XV estreou o Estádio Barão da Serra Negra, enfrentando do Palmeiras, em jogo que terminou em 0 x 0. A casa quinzista tem capacidade para aproximadamente 22 mil pessoas. 

Foi o primeiro campeão da Lei do Acesso em 1948, o primeiro clube do interior a ser vice-campeão paulista, em 1976. Conquistou campeonatos paulistas da segunda divisão de 1947, 1948, 1967, 1983 e também de 2011. O XV conquistou também o Campeonato Brasileiro da Série C de 1995 e a Copa Paulista por duas vezes, em 2016 e em 2022, sendo certo que tem a “Sala de troféus” no Estádio Barão da Serra, com todas as conquistas e registros.

A solenidade em homenagem ao clube é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara, nos canais 11.3 UHF, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo. O evento também contará com transmissão simultânea pelo YouTube e Facebook da Câmara. 

Deixe seu Comentário