Cerca de 200 pessoas, entre beneficiários do Santa Casa Saúde Piracicaba e membros da população em geral, foram recepcionados com café da manhã durante o Mutirão do Diabetes que o Plano realizou na manhã do último sábado, 11, para oferecer serviços gratuitos como forma de promover a prevenção e o controle da doença.  

  

  

“Estamos nos sentindo felizes e ainda mais unidos por termos estado juntos em mais uma ação voltada à conscientização e ao acolhimento da população com vistas à saúde preventiva dos participantes”, disse a enfermeira Luciana Calabresi, responsável pelo acompanhamento de diabéticos pelo GAHD- Grupo de Apoio ao Hipertenso e Diabético.  

  

  

Ela conta que o mutirão disponibilizou mais de 50 especialistas da equipe multiprofissional do Saúde Inteligente, com apoio do curso de podologia do SENAC, para um atendimento exclusivo de acordo com o perfil de cada participante. “39% dos participantes estavam diabéticos e foram adequadamente orientados e encaminhados conforme suas necessidades específicas”, disse.     

  

  

Eles passaram por aferição da pressão arterial, teste de glicemia, triagem e orientação para doença renal oculta, avaliação de risco para neuropatia diabética e podologia, orientação nutricional, avaliação para risco de queda da própria altura, oficina de insulinoterapia, orientações sobre atividade física, avaliação de fundo de olho para prevenção da retinopatia, acupuntura auricular e quick massage.   

  

  

“Foi uma grande oportunidade, pois uma em cada dez pessoas convive com o diabetes, embora 44% não saibam que tenham a doença”, disse Calabrese,  lembrando que o estágio de pré-diabete pode ser revertido através da tríade atividade física, boa alimentação e uso individualizado de medicações.   

Deixe seu Comentário