A Santa Casa de Piracicaba esteve entre as instituições do Brasil que prestigiaram o evento comemorativo dos 60 anos da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), ontem, 8, na Unique Palace em Brasília, com a presença dos ministros da Saúde e da Fazenda, além de deputados e senadores de diversos estados, representantes de instituições filantrópicas de todo o Brasil, entidades ligadas à saúde e empresas que contribuem para o fortalecimento da área.
A Instituição foi representada pelo provedor Alexandre Valvano Neto, membro do conselho consultivo da CMB; pelo vice-provedor João Orlando Pavão, diretor jurídico da Federação das Santas Casas do Estado de São Paulo (Fehosp); e pelo assessor para assuntos institucionais, Marcos Andrade. “São 60 anos de atuação em defesa do setor filantrópico de saúde com resultados dignos de serem, de fato, comemorados”, disseram, referindo-se aos imensos e inúmeros desafios que têm marcado a vida das instituições filantrópica do país.
Segundo eles, a CMB representa mais de 1.800 instituições, que configuram a maior rede hospitalar do Brasil. Com uma história que se estende por quase 500 anos, as Santas Casas e hospitais filantrópicos têm sido os alicerces do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a mais da metade da demanda pública de média e alta complexidade.
“A CMB atua na defesa das instituições, levando os pleitos à esfera federal e atuando fortemente pela sustentabilidade do setor filantrópico de saúde, com propostas para novos modelos de financiamento’, ressaltaram Valvano e Pavão.
Durante o evento, o presidente da CMB, Mirocles Véras, disse que a CMB permanece determinada a enfrentar esses desafios e a continuar a servir a população brasileira. “Assim, asseguramos que cada vez mais brasileiros tenham acesso à assistência hospitalar de qualidade, reafirmando o compromisso com a promoção da saúde pública no país”, disse.