Foto Crédito: Vitor Prates
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria), abriu licitação para serviço de desassoreamento do rio Piracicaba no trecho entre a Ponte do Mirante (onde o córrego Itapeva deságua) e o ribeirão do Enxofre (avenida Jaime Pereira, no semáforo da entrada para o supermercado Carrefour). A modalidade desta licitação para prestação de serviços de desobstrução, correção de saída de córregos e limpeza de margens do rio Piracicaba, dentro da área urbana do município, é concorrência.
Ainda segundo o memorial, para minimizar a formação de processos erosivos, deverá ser construído sistema de contenção por gabiões (estrutura drenante e de grande durabilidade e resistência), de forma a conciliar a estabilidade geotécnica necessária à harmonização da presente intervenção. O prazo de vigência da contratação é de 12 meses, a partir da assinatura da Ordem de Serviço.
“O intuito é destravar pontos críticos do manancial que corta a cidade para prevenir alagamentos. O foco principal é na entrada do Itapeva e do ribeirão do Enxofre, como forma de evitar o refluxo que acaba por comprometer o rio Piracicaba”, explicou o prefeito Luciano Almeida.
CONCLUÍDO
– No
ano passado, a Prefeitura de Piracicaba realizou obra de desassoreamento do
ribeirão Piracicamirim, finalizada em junho de 2022, para evitar o
transbordamento do manancial. Os serviços consistiram no desassoreamento e
abertura da calha do ribeirão em três pontos, com o objetivo de ampliar o leito
e impedir a invasão das águas a ruas e residências dos bairros por onde ele
passa. O problema com as enchentes era antigo e sua resolução era uma
reivindicação da população há anos, realizada por meio de parceria entre a
Prefeitura e o Governo do Estado pelo Daee (Departamento de Águas e Energia
Elétrica), via programa Rios Vivos.