Os perigos do diabetes são tão graves que a doença ganhou uma Semana Mundial para que o planeta todo fale a respeito desta enfermidade silenciosa, considerada problema de saúde pública. Os números são alarmantes e revelam que uma em cada dez pessoas convive com a doença, embora 44% delas não estejam diagnosticadas.  

 

Diante deste cenário, o plano Santa Casa Saúde Piracicaba promove, de 6 a 11 de novembro, a sua Semana do Diabetes com o tema "Educação para proteger o amanhã", com vídeos educativos protagonizados por profissionais do Saúde Inteligente para levar à população, de segunda à sexta-feira, informações relevantes sobre os aspectos mais emblemáticos da patologia, como seus impactos no organismo, sinais, sintomas e práticas de cuidado e autocuidado sobre o diabetes.   

 

No sábado, dia 11, a Semana encerra-se com o Mutirão do Diabetes, evento aberto ao público das 8h às 12h, com equipe multiprofissional a postos no Mezanino 1 do Saúde Inteligente, para aferição da pressão arterial, teste de glicemia, avaliação de fundo de olho para prevenção da retinopatia, triagem e orientação para doença renal oculta, avaliação de risco para neuropatia diabética e podologia, orientação nutricional, avaliação para risco de queda da própria altura, oficina de insulinoterapia, orientações sobre atividade física, acupuntura auricular e quick massage.  

 

“A Semana Mundial do Diabetes é um período de conscientização global sobre a importância do conhecimento e cuidados em relação a esta doença crônica, que atinge cada vez mais pessoas no mundo”, disse a enfermeira Luciana Calabresi, educadora em diabetes do Saúde Inteligente. Segundo ela, com base no conhecimento, é possível tomar decisão mais assertivas no manejo e autocuidado do diabetes de forma a proporcionar a prevenção e o controle da doença para maior qualidade de vida dos que convivem com esta enfermidade.   

 

“As ações nos permitirão identificar pessoas com Diabetes e classificar seus riscos para que, por meio das alterações identificadas neste dia, possamos orientar este indivíduo adequadamente de forma a evitar maiores danos”, disse. Luciana conta que a campanha oferece um espaço para aprendizado e troca de conhecimentos, visando a conscientização da população, dos portadores de diabetes e seus familiares, bem como dos profissionais de saúde sobre a importância do conhecimento, educação, identificação e tratamento da doença.  

  

A campanha mantém a doença no centro das atenções; e isso é fundamental para todos”, considerou Calabresi ao reforçar o convite a todos os interessados. Ela lembra que o plano Santa Casa Saúde Piracicaba oferece programas direcionados para pessoas com doenças crônicas o ano todo, por meio de atividades oferecidas a seus beneficiários. “Buscamos a conscientização como forma de promover um estilo de vida saudável e o correto tratamento para evitar complicações e danos irreversíveis da doença”, finalizou.  

Deixe seu Comentário