Com organização da Amoporto (Associação dos Moradores e Comerciantes da Rua do Porto), com apoio da Prefeitura de Piracicaba, acontece neste sábado, 28/10, o Arrastão Ecológico no rio Piracicaba. A concentração será às 8h, no largo dos Pescadores, e o evento é aberto ao público.

 

Os participantes serão divididos em grupos, que percorrerão as margens do rio Piracicaba fazendo a coleta de lixo e resíduos. Por isso, é solicitado que todos os voluntários usem roupas confortáveis e luvas de proteção e levem sacos de lixo, água e lanche.

 

O Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) e o PCJ estarão na ação com tenda de ilustrações e passeio virtual pelo rio Piracicaba, enfatizando sobre a importância da preservação dos rios e da redução do uso de plásticos.

 

“A destaque desse arrastão é o viés educacional, por meio da educação ambiental. Essa característica segue a edição realizada em março, em alusão ao mês da água, pois favorece a troca de conhecimentos e potencializa as ações sobre separação e descarte correto de resíduos. Além disso, fazer a limpeza do rio Piracicaba, de forma coletiva, é marcante para os participantes, considerando o afeto dos piracicabanos ao rio”, comenta a educadora ambiental da Simap, Laís Ferraz de Camargo.

 

A Associação de Moradores e Amigos do Bairro Nova Piracicaba (AMA – Nova Piracicaba) farão ainda um plantio de mudas de árvores nativas na avenida Cruzeiro do Sul, objetivando a recuperação e preservação da mata ciliar.

 

“O que motivou a realização do arrastão é que a nova reestruturação da Amoporto abrange, agora, uma área muito maior da região. Por isso, decidimos fazer essa ação envolvendo a comunidade para mostrar essa amplitude da Amoporto, com a intenção de despoluir, limpar realizando benfeitorias para a área e para o meio ambiente”, destaca Luis Fernando Magossi, o Gordo do Barco, que é associado da Amoporto.

 

600 QUILOS – Em março, a Simap realizou, em parceria com a Oscip Pira 21, a 26ª edição do Arrastão Ecológico, dentro da Campanha Rio Vivo. Na ocasião, os grupos participantes recolheram cerca de 600 kg de resíduos.


Deixe seu Comentário