A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de
Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), publicou ontem, 25/10, no Diário
Oficial, o edital do programa de Desenvolvimento
e Certificação em ESG. Podem se inscrever todas as organizações da
RMP com ao menos três colaboradores registrados com vínculo empregatício CLT,
incluindo organizações com e sem fins lucrativos. Apenas empresas que possuam
sede ou filiais estabelecidas na região (RMP) são elegíveis. As inscrições
formais devem ser feitas pelo link direto https://esg2.com.br/
No ato da inscrição, deverão ser informados nome da organização, dados para contato com o responsável pelo preenchimento do questionário, além de informações que identificam o porte e o setor da organização. As certificações serão concedidas, pela Prefeitura, às organizações que atenderem aos critérios propostos; fica a cargo da Fundação Instituto de Administração (FIA), organização contratada pela Simap, a elaboração metodológica dos instrumentos de coleta, dos mecanismos de medição e a proposição consultiva dos métodos de mensuração.
As empresas ingressantes terão medidas a maturidade em ESG em 56 itens organizados em seis dimensões e serão, potencialmente, certificadas pela Prefeitura de Piracicaba. Todas as empresas participantes se beneficiarão, pois todas serão apresentadas publicamente como participantes de um programa que eleva o tema ESG na região.
Contudo, apenas as empresas que alcançarem níveis esperados nas seis dimensões serão denominadas publicamente Organização ESG. As demais receberão a alcunha Jornada ESG, pois demonstram estar no trajeto de aprimoramento de suas práticas.
“Assim que a empresa faz a inscrição, tendo respondido o questionário, automaticamente vai obter o selo Jornada ESG. Com esse selo, a empresa já vai poder demonstrar publicamente que ela assumiu o compromisso com o programa de certificação e que está disposta a cumprir a caminhada de adequação para, assim, se tornar efetivamente uma organização ESG. E as empresas que já atingirem as notas mínimas nas seis dimensões que o programa vai avaliar, receberão o título de Organização ESG e anualmente será feita uma verificação para que a organização mantenha essa titulação”, explica o titular da Simap, Alex Gama Salvaia.
O cronograma do programa compreende, após as inscrições, o preenchimento de questionário em até 30 dias após inscrição (questionário será enviado por e-mail às empresas inscritas). Na sequência, será realizada checagem das informações, podendo ser via envio de documentos, visitas in loco ou virtuais.
Depois, será elaborado e enviado relatório ESG a cada empresa participante. Para conclusão do programa, haverá publicação de compromisso público de aprimoramento para as organizações classificadas como Jornada ESG e cerimônia de premiação, anual, em diversas categorias a serem criadas a depender do ramo de atividade das empresas participantes.
O objetivo do programa é contribuir com o desenvolvimento de uma região metropolitana cujas organizações comprometam-se em conduzir decisões e ações mais éticas e positivamente mais impactantes à sociedade e ao meio ambiente.
O
edital completo pode ser acessado no site do Diário Oficial (https://diariooficial.