Foto: Alexandre Loureiro/COB
O ginasta piracicabano Diogo Soares, de 21 anos, faturou a medalha de prata na competição individual geral da ginástica artística masculina nos Jogos Pan-Americanos disputados em Santiago, no Chile.
Com o resultado obtido na prova desta segunda, 23/10, o atleta revelado pelas categorias de base do PDB (Programa Desporto de Base), mantido pela Prefeitura por meio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), entrou para a história se tornando o terceiro brasileiro a ir ao pódio nesta prova na história do Pan.
Diogo Soares conquistou a medalha de prata com o total de 81.865 pontos, terminando com 0,1 à frente do norte-americano Donnell Whitteburg, que ficou com a medalha de bronze. O ouro foi conquistado pelo canadense Felix Dolci, que somou 82,531 pontos.
Na história dos Pan-Americanos, só Caio Souza e Nory, por uma dobradinha de ouro e prata em 2019, haviam conquistado medalha nessa prova.
No início do mês, o atleta piracicabano já havia feito história ao garantir a vaga em sua segunda olimpíada consecutiva, que acontece em Paris, em 2024. Na oportunidade, ele terminou sua participação na 26ª posição no individual geral do Campeonato Mundial de Ginástica Artística, disputado no dia 1/10, na cidade de Antuérpia, na Bélgica.