Em reverência ao Dia do Médico, 18 de outubro, a Santa Casa de Piracicaba recepcionará seus profissionais com café da manhã especial, servido na Sala dos Médicos, para demonstrar todo reconhecimento e gratidão aos 416 médicos que compõem o Corpo Clínico da instituição. Eles serão os protagonistas desta festividade, que visa enaltecer não apenas a profissão, mas o compromisso e a dedicação de cada um deles para com a saúde e o bem-estar de seus pacientes.
A tradição de homenagear os médicos nesta data é uma iniciativa recorrente na Santa Casa. A ação é realizada graças ao esforço conjunto da Mesa Administrativa da instituição, com apoio da Diretoria Clínica, Diretoria Técnica e da Pastoral da Saúde do Hospital.
O provedor da Santa Casa, Alexandre Valvano Neto, destacou a importância desta celebração, exaltando o empenho de profissionais que aliam o conhecimento à tecnologia para transformar o saber em assistência, amor e vida. "Isso porque a medicina vai além da ciência, englobando também o aspecto humano e compassivo do tratamento de pacientes", disse.
A administradora Vanda Petean justificou a homenagem, lembrando que ela se baseia em sentimentos cultivados diariamente por meio de uma relação de trabalho respeitosa. Ela ressaltou que os médicos desempenham um papel crucial nos resultados positivos da instituição, que realiza mais de 22.000 atendimentos por mês, garantindo assistência de qualidade a pacientes não apenas de Piracicaba, mas também de outras 25 cidades para as quais a Santa Casa é referência em assistência médico-hospitalar.
A atuação médica humanizada, como destacou o diretor clínico da instituição, Amando Camargo Cunha Jr., é uma combinação de avanços técnicos e científicos com a empatia e o cuidado pelo paciente. Ele enfatizou que, quando um profissional da saúde adota uma abordagem humanizada, isso não beneficia apenas o paciente, mas também o próprio médico. “Quando exteriorizados na prática médica, esses sentimentos têm impacto direto no bem-estar psicológico e emocional do profissional, que enfrenta diariamente desafios emocionais ao lado de seus pacientes”, ressalta.
Segundo o superintendente do plano Santa Casa Saúde Piracicaba, Ruy Nogueira, neste Dia do Médico, a Santa Casa de Piracicaba e seu plano de saúde reconhecem o árduo trabalho e a extrema dedicação de seus médicos, reforçando a importância da medicina humanizada; aquela que trata doenças com foco também nas pessoas que as enfrentam. "A instituição, juntamente com toda a comunidade, celebra esses heróis da saúde e seu compromisso incansável com o cuidado e o bem-estar dos pacientes", finalizou o superintende ao apontar esses dois personagens como almas do Hospital e de sua operadora de saúde.