Na manhã desta quarta-feira (11), o deputado Alex Madureira participou do ato de Transferência do Gabinete da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo para a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Além do novo secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, que assumiu o cargo exatamente hoje, também participou do evento o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
“Como ocorre todos os anos, o titular da pasta transfere sua agenda para Piracicaba e, na Esalq, despacha com diretores de institutos e outras autoridades. É um ato simbólico, mas de muita relevância para cidade que, durante essa semana, se torna o centro do Estado quando o assunto diz respeito às ciências agrárias”, avaliou Alex Madureira.
Evento anual da Esalq/USP, a Semana Luiz de Queiroz foi criada para celebrar o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, comemorado no dia 12 de outubro, sendo essa a edição de número 66. Realizado pela Associação dos Ex-alunos da Esalq (Adealq), o acontecimento mantém a tradição de contemplar eventos técnicos, científicos e culmina com a reunião de congraçamento das turmas quinquenais formadas na instituição.
“Referência no Brasil e no mundo, a Esalq é um dos maiores orgulhos de Piracicaba e, com uma vasta programação, o evento tem objetivo de congregar agricultores, estudantes e profissionais da área, promovendo maior conhecimento do setor público e do trabalho que desenvolve em prol da sociedade”, destacou Alex Madureira.
Primeiro ato
Em seu primeiro compromisso comando da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, Guilherme Piai Silva Filizzola foi nomeado oficialmente hoje, tendo seu nome publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (11).
“Chego com uma missão muito especifica que me foi solicitada pelo governador Tarcísio de Freitas que está preocupado com as matrizes enérgicas de São Paulo. O desafio será trabalhar para essas mudanças e, para isso, ele solicitou que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento se envolva nessa questão de alteração do conjunto de fontes de energia do Estado”, afirmou Guilherme Piai que, em seguida, enalteceu da Esalq e sua importância como um braço da Secretaria de Agricultura.