Em 1948, nascia uma fortaleza do campo: a COPLACANA. Desde seu início, 75 anos atrás, essa gigante cooperativa agrícola tem erguido pilares sólidos e robustos no setor, deixando sua marca indelével no agronegócio brasileiro. Com o passar dos anos, a COPLACANA se transformou em uma verdadeira "fábrica de sonhos rurais". Com suas sementes de apoio técnico e financeiro, regadas pela colaboração mútua e pelo comprometimento inabalável dos cooperados, a cooperativa tem cultivado o crescimento e a prosperidade das atividades agropecuárias.
Considerada uma semente do desenvolvimento, a COPLACANA espalhou suas raízes além dos campos, impactando positivamente as comunidades onde atua e impulsionando o progresso social e econômico. Nestes 75 anos de existência, a cooperativa tem se mantido firme frente aos desafios. Com investimentos em tecnologia, a COPLACANA, moderna e sempre atualizada, tem desbravado novos caminhos, trilhando a rota da inovação e eficiência.
É impossível falar dos 75 anos da COPLACANA sem celebrar e homenagear todos aqueles que puseram a mão na terra, literal e figurativamente, para que essa história de sucesso pudesse ser escrita. A dedicação e o esforço incansável dos 57 cooperados fundadores, além da Diretoria de todos estes anos, Conselho Consultivo, colaboradores e parceiros, foram os adubos perfeitos para o florescimento dessa cooperativa tão grandiosa.
Hoje, a cooperativa alcança números importantes e vem expandindo sua atuação, se consolidando como referência no agronegócio, mas sem deixar de lado sua essência, raízes e tradição.
Com mais de 35 Unidades Estratégicas de Negócio em cinco estados do Brasil, a COPLACANA tem conquistado forte prestígio junto aos cooperados e demais clientes e está posicionada, atualmente, como uma das maiores líderes do setor. O destaque, em todos estes anos de história, é o crescimento exponencial e diversificação de negócios.
Como tudo começou
A história de sucesso da COPLACANA se iniciou em 10 de outubro de 1948. Tudo começou quando, pela sua constituição jurídica, a Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba) não podia exercer atividade comercial de venda de insumos. Sendo assim, a cooperativa nasceu com a finalidade de facilitar a vida dos pequenos e médios produtores que tinham dificuldades para adquirir fertilizantes, defensivos e assistência técnica agronômica.
Com esse propósito, 57 produtores traçaram uma nova caminhada e lançaram as primeiras sementes da COPLACANA, denominada, inicialmente, Cooperativa Central dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo – a segunda cooperativa do Brasil nesse segmento e a pioneira do Estado.
Sua primeira sede estava localizada na região central de Piracicaba/SP, na rua Alferes José Caetano. Neste local, os produtores se reuniam para discutir anseios, com o objetivo de promover o desenvolvimento e crescimento dos negócios.
Há 12 anos como Presidente da cooperativa, Arnaldo Bortoletto relembrou o início desta trajetória de sucesso. “A cooperativa começou com cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. Com o passar do tempo, abrimos o Estatuto e, a partir de então, qualquer produtor rural, de todas as regiões do Brasil, pode ser cooperado. Hoje, a cooperativa não é só uma comercializadora de produtos. Ela tem serviços, produtos, tecnologia para o homem do campo, aumentando a produtividade e rentabilidade da propriedade”, ressaltou.
De acordo com o Presidente, o papel da cooperativa é acompanhar e unir esforços para orientar os cooperados no planejamento das lavouras. “Quem entra na cooperativa nutre um amor pela filosofia do cooperativismo. É como aquele ditado: ‘uma andorinha só não faz verão’. O sistema cooperativista trabalha em prol do produtor, com vantagens, isenção do PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e agregando valor ao produto dele. Todos lutam para um bem comum. A COPLACANA vem crescendo, se fortalecendo e se preocupando cada vez mais com os cooperados. Produtor prosperando, a cooperativa também prospera”, disse.
O Vice-presidente da COPLACANA, José Coral, reforçou que o foco da cooperativa é intensificar a diversificação de portfólio de produtos e culturas. “Acompanho a cooperativa desde o início. Hoje, atuamos fortemente, também, em grãos. Além disso, investimos no Boitel, local onde o gado é cuidado para engorda, e em unidades da concessionária Massey Ferguson. Sinônimo de confiabilidade, a cooperativa está, a cada dia, crescendo mais. O faturamento é crescente”, comentou.
Marcos Farhat, Diretor Administrativo, atua na cooperativa há 30 anos e evidenciou que esta evolução exponencial está aliada a um objetivo principal: colocar o cooperado, sempre, no centro do negócio. “Todos os colaboradores e a Diretoria pensam nos princípios do cooperativismo, que são de fundamental importância, e trabalham para o nosso cooperado. Ao mesmo tempo que temos uma governança corporativa e gestores bem-preparados, mantemos nossa essência piracicabana de simplicidade. A COPLACANA é do cooperado! Esse produtor significa, para nós, uma família que depende do nosso apoio e aporte. Trabalhamos com pessoas, para pessoas e por pessoas.”