Após chegar ao estado de emergência na manhã de hoje, segunda-feira, 09/10, o rio Piracicaba baixou para 4,10 metros com vazão de 354 m3/s – estado de alerta – às 16h30. Segundo a Defesa Civil, a previsão indica pouca chuva para Piracicaba e todo o Estado hoje e a tendência é que o nível do manancial continue baixando.
No sábado, domingo e hoje, segunda, choveu em Piracicaba 104,2 mm, quase o volume previsto para o mês inteiro de outubro, de acordo com média histórica, que é de 123 mm. O volume de chuvas elevou o nível do rio Piracicaba para 4,44 metros, situação de emergência. O extravasamento do manancial ocorre quando ele atinge os 4,70 metros.
ALAGAMENTO – Com as fortes chuvas, alguns pontos em ruas e avenidas sofrem com alagamentos, como ocorreu na tarde de sábado, na rua Gomes Carneiro, nas proximidades do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Um colchão deixado na rua obstruiu um bueiro. A Prefeitura já realizou a limpeza no local.
É importante reforçar que o descarte de lixo e outros resíduos nas ruas causa o entupimento de bueiros e alagamentos. “Pedimos a colaboração da população para que faça o descarte de materiais de maneira correta. Um dos grandes problemas é o entupimento de bueiros causado por sacos de lixo. Pedimos que as pessoas instalem lixeiras em frente de suas casas. Se não tiver lixeira, é importante que coloquem o lixo na rua no horário mais próximo possível da coleta”, ressalta Odair de Mello.
SERVIÇO – Munícipes que necessitem informar queda de árvores e outros problemas podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193, a Prefeitura, pelo 156, a Guarda Civil, pelo 153, ou a Defesa Civil, pelo 199. Casos de falta de energia devem ser direcionados à CPFL pelo 0800-0101010 ou pelo site https://cpfl.com.br.