O Zoológico Municipal preparou uma programação especial para celebrar o Dia do Lobo-Guará, comemorado em 12/10, com o objetivo sensibilizar os visitantes sobre a importância da conservação do lobo-guará e do cerrado, bioma onde ele vive naturalmente. A programação, gratuita, acontece nos dias 10 e 11/10, no Zoo.
As atividades contemplam visitas monitoradas pelo Zoo, com foco no comportamento do animal. Além disso, haverá intervenção especial sobre o lobo, realizada pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap). No dia 10, a visita monitorada é fechada para os alunos da EM Wilson Guidotti, das 14h às 16h. Já no dia 11, serão duas visitas, abertas ao público mediante inscrição, das 9h às 11h e das 14h às 16. As inscrições podem ser feitas até o dia 8/10 no link https://bit.ly/diadoloboguara e somente por participantes com idade mínima de sete anos. As vagas são limitadas e a equipe do NEA entrará em contato com os inscritos para confirmar a vaga.
“O lobo-guará tem grande importância ecológica, por ser considerado semeador de árvores. Porém, as populações desse animal vêm caindo significativamente ao longo dos anos, principalmente devido a atropelamentos em rodovias. Com a expansão urbana, alterações na paisagem e fragmentação do habitat, os animais tendem a buscar outras áreas para se abrigar e acabam sofrendo acidentes. Por isso, ações de conservação e educação ambiental são imprescindíveis para a manutenção da espécie”, explica Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental da Simap.
O LOBO-GUARÁ - O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul. É um animal onívoro que se alimenta de roedores, pequenos répteis, aves, mel e frutas. Sua fruta preferida é a fruta-do-lobo, encontrada no cerrado, que ganhou esse nome pela grande procura do animal por ela. É um animal solitário e, por isso, raramente caça animais de grande porte, diferente do lobo europeu. Encontra-se ameaçado de extinção, segundo a lista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O Zoológico Municipal de Piracicaba abriga um casal de lobos-guará, sendo que a fêmea, chamada Roama, teve uma de suas patas amputadas, devido a uma armadilha para caçar animais silvestres, o que impossibilitou a sua reintrodução na natureza. Roama vem do Tupi-Guarani e significa Permanecer de pé.