Por Daniele Ricci


Fatos e lugares históricos de Piracicaba, gente que marcou o nome como lenda na cidade por conta do encantamento e da popularidade são a base do repertório de Pira Semos, espetáculo que a Companhia Turma do Zé estreia nessa sexta-feira (29), 19h30, no teatro do Sesc Piracicaba. A direção é de Carlos ABC, com textos de Edvaldo de Oliveira. Ingressos já estão disponíveis pela plataforma ou na bilheteria.

Do erre puxado ao Pouso do Divino, o jogo de baralhos que embalava as tardes da gente da Rua do Porto, as esmeraldas de Nhô Lica, Elias dos Bonecos, Teatro Santo Estevão, Capela do Monte Alegre, celebrações populares e outros ícones humanos e materiais que enaltecem Piracicaba. A Turma do Zé levantou histórias e as traz aos palcos locais com o amor e respeito de quem sabe a importância de preservá-las.

O autor Edvaldo de Oliveira também integra o elenco formado por Rafaela Arthuso, Simone Rosa, Tania Christofolleti e Emilio Salles. “Em tempos de grandes transformações e de uma feroz influência das redes sociais, nosso espetáculo é uma ferramenta no resgate da essência da riqueza cultural do caipira urbano”, destaca o autor.

O conjunto de todo o conhecimento, comportamento, ritos e crenças ajuda a definir a identidade de um povo. Preservá-lo é perpetuar a história e a importância de sua origem. Por isso, as cenas descortinadas ao público têm base em histórias e fatos que aconteceram nos últimos 50 anos. O espetáculo flui por expedientes episódicos, sem compromisso rígido com a cronologia ou a realidade.

Intercalando humor e reflexão, os atores também criam personagens aleatórios para gerar as conexões do enredo. Pira Semos é o resultado de muita pesquisa e conversa com antigos moradores, contadores natos de “causos”. Também é uma declaração de amor à cidade por meio de uma linguagem épica, que desvenda a essência e a poesia de um povo com raízes fincadas às margens de seu rio e sua relação com a natureza, fé e tradições.

A rica trilha sonora é assinada por Cláudio Cacau, especialmente criada para a peça, e conduz o espectador ao universo da encenação que navega entre o real e o imaginário.

Sob a batuta do mestre Carlos ABC, Pira Semos retoma a reflexão sobre quem somos, mergulhando na essência da cultura popular. “A valorização da cultura de um povo impede que sua identidade se esvaeça. Nosso projeto busca esse resgate e proporciona ao espectador que se reconheça como parte desse universo.” 


Serviço

O espetáculo Pira Semos, da Companhia de Teatro Turma do Zé, estreia nesta sexta-feira (29), às 19h30, no teatro do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155). Ingressos à venda na bilheteria ou antecipados pelo site: https://www.sescsp.org.br/programacao/pirasemos/

Deixe seu Comentário