Texto: Engenho da Notícia
A recém-criada Associação das Cervejarias da Região de Piracicaba – Piracerva, que reúne 11 microcervejarias piracicabanas, já iniciou seu primeiro projeto com a brassagem de uma cerveja colaborativa. A produção aconteceu no dia de 26 de setembro e deverá ser lançada no final de outubro.
Fazem parte da Piracerva e participaram da produção as cervejarias A Tutta Birra, Cevada Pura, Dama, Em Nome do Malte, Escafandrista, Green Fish, Komtainer Beer, Nhô Quim Cervejaria, Panela Cervejeira, Peixe Para e Vibeer.
Presidente da Piracerva, Lucas Romero pontuou sobre a importância desse primeiro projeto. “É um marco para a história da cerveja piracicabana termos todas as nossas cervejarias trabalhando de forma conjunta em prol da promoção da cultura cervejeira em nossa cidade. E esse projeto, em forma de cerveja, vem com o objetivo de celebrarmos essa união”, disse o sócio proprietário da Green Fish.
O estilo escolhido para estrear e representar a união das onze cervejarias piracicabanas foi a Session IPA e a produção aconteceu na fábrica da Dama Bier.
“Foi uma honra para a Dama Bier receber e conduzir este projeto em nossas instalações. E nada mais icónico do que unir todas as cervejarias de Piracicaba através de uma cerveja feita por todos nós, pois nosso objetivo é trabalhar em conjunto com todas as integrantes da Piracerva na promoção da cultura cervejeira local”, afirmou Renato Bazzo, CEO da cervejaria.
A Session IPA é um estilo caracterizado por ser uma cerveja de corpo leve, teor alcóolico baixo, coloração amarela – âmbar e tem como principal característica o seu perfil de lúpulo, responsável pelo suave amargor e por todo o aroma típico desse estilo que ficarão sob responsabilidade dos lúpulos: Centennial, Cascade, Citra e Strata.
Está sendo produzido 2.500 litros da cerveja colaborativa e que serão comercializados em latas e em barris de chope, que estarão disponíveis nas 11 cervejarias e bares parceiros espalhados pela cidade. E, em breve, a Piracerva lançará uma campanha online para escolher o nome dessa cerveja, que necessariamente deverá homenagear a Piracicaba.
“A ideia é colocar essa cerveja no mercado e gerar caixa para a Piracerva”, completou Caio Truffi Polacow Sabbagh, diretor de comunicação e eventos da associação e proprietário da cervejaria Peixe Para.
Sobre a Piracerva
Oficialmente criada em 12 de setembro, a Associação das Cervejarias da Região de Piracicaba contou com o apoio do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) e do APLCerva (Arranjo Produtivo Local de Máquinas, Equipamentos, e Serviços Industriais para Cervejarias).