Escrito por Flávia Vieira

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras (Simespi), Faculdade Pecege e o deputado estadual, Helinho Zanatta, assinaram na manhã da última sexta-feira (22), o protocolo de intenções para promover ações de capacitação e inserção dos jovens de 16 a 18 anos no mercado de trabalho.

O ato aconteceu na Faculdade Pecege e contou com representantes das entidades que já iniciaram uma discussão sobre o projeto.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Wagner da Silveira, o Juca, há uma dificuldade na qualificação da mão de obra para o setor metalúrgico, “Nós sempre buscamos parceiros e formas de oferecer capacitação, e com isso, gerar mais emprego e renda para que toda a cidade e região sejam mais prósperas e atrativas para novas empresas, e expansão das já existentes. Queremos dar oportunidades para nossos jovens, e ações como essa podem potencializar a nossa busca por mais empregos.”   

Para Daniel Sonoda, diretor executivo da Pecege, a Faculdade está pronta para abraçar essa causa “Estamos prontos para atender as necessidades, e se possível adequar a nossa linguagem para atingir o objetivo que é capacitar os jovens da faixa etária necessária para o projeto”.  

 

O presidente do Simespi, Erick Gomes, acredita que o mundo está deixando a indústria para traz, “O mercado está necessitando de capacitação, com as entidades juntas e o Pecege podemos agregar bastante em ideias não apenas para o setor fabril, como também atender todos os setores das empresas”.   

As entidades nomearam representantes para dar andamento ao projeto, e a partir de agora será formado um grupo de trabalho para estruturar as diretrizes do projeto piloto.

A proposta também deve envolver instituições de ensino técnico, e com o projeto finalizado, o deputado estadual, Helinho Zanatta se propôs a levar o projeto piloto para os governos estadual e federal, e contribuir com a viabilidade, “Piracicaba pode ser um polo ainda mais atrativo para os metalúrgicos. Com o projeto em mãos vou buscar a viabilidade para executar e oferecer as oportunidades de crescimento e inserção dos jovens em uma área tão necessária e carente que é a de mão de obra dos metalúrgicos”.

Deixe seu Comentário