O 3º Simpósio de Cuidados Paliativos da Santa Casa de Piracicaba já tem data marcada. Vai ocorrer no dia 6 de outubro, com uma programação organizada pela Comissão de Cuidados Paliativos da Instituição para trazer as mais recentes novidades nesse campo de atuação.

O simpósio oferecerá uma abordagem abrangente sobre Cuidados Paliativos, contando com a participação de especialistas de renome na área. As apresentações serão multifacetadas, promovendo uma compreensão mais profunda dessa perspectiva inovadora na prestação de serviços de saúde. Entre os destacados palestrantes deste evento estão nomes como Marcela Tardeli, Mara Villas Boas de Carvalho, Elessandra Marques Bertolucci e Daniel Modolo, todos eles referências no campo dos Cuidados Paliativos.

O evento foi desenvolvido para profissionais de saúde e familiares de pacientes que estão em tratamento paliativo. O enfermeiro Devandro Santos, presidente da Comissão de Cuidados Paliativos, enfatiza a importância de criar uma abordagem horizontal no cuidado, promovendo uma relação mais humanizada entre cuidadores, pacientes e profissionais de saúde. Ele destaca que o evento visa atender aos objetivos dessa missão.

A novidade deste ano é a realização de oficinas de Cuidados Paliativos, no dia anterior ao evento, 5 de outubro, voltado para profissionais da Saúde da Santa Casa. Na programação, que vai das 7h30 às 16h30, serão abordados temas como Manejo e Controle de Sintomas em Cuidados Paliativos, com as médicas Aline Botechia (geriatra) e Mariana Kairalla (paliativista); Manejo de Lesões e Suporte Nutricional ao Paciente Paliativo - com a nutricionista Andreia Rissati e a enfermeira Bruna Godoy; e Cuidados Paliativos Pediátrico, com a pediatra intensivista paliativista Fabiana Salvador.

Devandro ressalta a importância de superar estigmas associados aos cuidados paliativos e destaca que, atualmente, na Santa Casa, há uma equipe multiprofissional que presta assistência em diferentes unidades, e que são treinados em cuidados paliativos.

“É importante difundir cada vez mais essa realidade e preparar profissionais para os cuidados paliativos. Pois essas equipes serão capacitadas em fornecer cuidados abrangentes e compassivos a pacientes que enfrentam doenças graves, crônicas ou potencialmente terminais. Isso envolve não apenas o tratamento de sintomas físicos, mas também o apoio emocional, psicológico e espiritual necessário para proporcionar conforto e dignidade aos pacientes e suas famílias”, ressalta Devandro.

O evento conta com o apoio e patrocínio de diversas empresas e entidades, incluindo Gran Giardino, Santa Casa Saúde Piracicaba, Sorveteria Brisa de Verão, Max Medical, O2 Centro Hiperbárico, Básica Material de Construção, Faculdade Anhembi Morumbi, Exclusive Uniformes, Instituto San Raphael, CNPH, Pão do Cel e Restaurante Parma.

 

Para acompanhar o simpósio, você pode acessar o seguinte link: http://youtube.com/@santacasadepiracicaba para o evento no YouTube da Santa Casa de Piracicaba.

Deixe seu Comentário