Aberta à visitação pública no Hospital Regional de Piracicaba, a exposição “A Cerejeira não é Rosa – vivência poética no Asilo-Colônia Pirapitingui”, que tem como objetivo trazer à tona a vivência de pessoas com hanseníase e promover reflexões, contará, no dia 5 de setembro (terça-feira), com duas ações gratuitas: uma oficina de fotografia e uma roda de conversa. As inscrições podem ser feitas pelo formulário: https://forms.gle/
O projeto foi contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) e é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo; Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas; e Engenho Cultural.
A Oficina de Fotografia: a Poesia do Olhar” será ministrada por Flávio Torres, autor das fotografias que compõem a exposição. A atividade abrangerá a importância da fotografia no registro da memória, com o objetivo de instigar nos participantes os benefícios do ato de fotografar, de forma a promover as habilidades e provocar a sensibilidade. Com vinte vagas, a oficina é destinada a fotógrafos, estudantes e demais interessados, e acontecerá no dia 5/9, das 15h30 às 17h30.
“Precisamos instigar à observação os interlocutores de uma circunstância, permitindo a espontaneidade da natureza humana no processo da fotografia, do registro e da empatia”, destaca Flávio.
Outra ação é a Roda de Conversa, ministrada pelo turismólogo Esdras Casarini, que abordará a importância do turismo para o fomento do receptivo local. Nessa dinâmica, serão abordados assuntos voltados à promoção da cultura, o estímulo à atividade turística cultural e receptiva. A ação é voltada a profissionais do turismo, estudantes e demais interessados, conta com 20 vagas, e acontece no dia 05 de setembro, das 13h30 às 15h30.
“É muito importante que os espaços estejam preparados para recepcionar os visitantes. Capacitar os envolvidos no receptivo é primordial para que haja hospitalidade nas instituições, explica Esdras.
Exposição
As ações são fruto da exposição itinerante que evidencia as experiências de pessoas que foram internadas compulsoriamente, para tratar a hanseníase no antigo Asilo-Colônia Pirapitingui, que iniciou suas atividades em 1931, no município de Itu (SP), para tratamento da doença, vista com preconceito no período, o que fez com que fosse imposto isolamento aos doentes. No local, em Itu, os pacientes geravam relações sociais entre si, motivadas, muitas vezes, pela perda de contato com os familiares. Para conhecer melhor essa história, a exposição gratuita está aberta até o dia 16 de setembro.
SERVIÇO
Exposição “A Cerejeira não é Rosa – vivência poética no Asilo-Colônia Pirapitingui”
Oficina e Roda de Conversa acontecerão no auditório do Hospital Regional de Piracicaba
Local: Hospital Regional de Piracicaba Dra. Zilda Arns
Endereço: Rua Antônio Elias, 1000 – Bairro Garças, Piracicaba, SP
Horários de visitação: 9h às 11h e 13h às 16h (diariamente), até 16 de setembro de 2023.