Aconteceu na manhã de hoje, quarta-feira, 30/08, no auditório do Museu da Água de Piracicaba Francisco Salgot Castillon, reunião para a organização/instalação das quatro câmaras temáticas aprovadas pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba. O evento teve a presença do prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, que é presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMP, de secretários municipais e de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação e dos 24 municípios que integram a RMP.


O nosso trabalho e esforço são para tirar o conceito da Região Metropolitana da parte teórica para que as ações, de fato, aconteçam e proporcionem desenvolvimento regional”, comentou Luciano Almeida no início da reunião.


Estamos tentando organizar a jovem Região Metropolitana de Piracicaba e, portanto, hoje é um dia muito importante, porque a definição dos ambientes técnicos pode resultar em decisões fundamentais para o ambiente público. Nosso intuito é fazer entregas que melhorem a vida das pessoas”, comentou José Police Neto, subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano.


As quatro câmaras temáticas aprovadas são: Planejamento Integrado, Gestão Territorial, Uso e Ocupação do Solo, Gestão Ambiental e Saneamento e Transporte, Mobilidade e Logística. Elas são instâncias encarregadas de aprofundar a discussão sobre os assuntos, com o objetivo de contribuir para a formulação de políticas públicas, emitir pareceres e acompanhar permanentemente o desenvolvimento dos setores que representa.


  Para a composição das câmaras temáticas foi adotada a divisão da Região Metropolitana em três sub-regiões, sendo elas: sub-região de Rio Claro, integrada pelos municípios Águas de São Pedro, Analândia, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Iracemápolis, Rio Claro, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro; sub-região de Piracicaba, formada por Capivari, Elias Fausto, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho, e sub-região de Limeira, composta por Araras, Conchal, Cordeirópolis, Leme, Limeira, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição. 


O trabalho das câmaras temáticas se desenvolve com, no mínimo, um representante de cada sub-região da RM, atuantes nas áreas de planejamento, habitação, obras, meio ambiente e transportes, bem como outros representantes que o Conselho decidir por bem convocar.


Os secretários municipais presentes na reunião foram Andrea Ribeiro Gomes, da Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial); Nancy Thame, da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento); Jane Franco Oliveira, da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes); Paulo Roberto Borges, da Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria); Alex Gama Salvaia, da Simap (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente), além de Artur Costa Santos, do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto).


Participaram, também, Eduardo Trani, assessor especial de planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação; Maria Claudia Brandão, da equipe de gestão de ações integradas para recuperação urbana; Carlos Alexandre, coordenador da Subsecretaria de Desenvolvimento Urbano, e Ivan Carneiro Castanheiro e Alexandra Faccioli Martins, promotores de Justiça do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente).


Além da indicação de nomes para participação nas câmaras, durante a reunião houve aprovação do Regimento Interno e definição de um calendário de reuniões mensais.

Deixe seu Comentário