A piracicabana Nicole Pircio, integrante da Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica, conquistou a sexta colocação no Mundial da categoria, disputado na semana passada, na cidade de Valência, na Espanha. Com o resultado, a equipe brasileira garantiu sua vaga para disputar os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Na classificação geral, as ginastas receberam 65 mil pontos na somatória das apresentações das provas mista e simples.
Hoje com 21 anos, a piracicabana iniciou sua carreira na ginástica rítmica nas atividades de base do PDB (Programa Desporto de Base), que é um projeto mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam).
Além da piracicabana Nicole Pírcio, a Seleção Brasileira é composta pelas atletas Bárbara Galvão, Déborah Medrado, Duda Arakaki, Giovanna Silva e Sofia Madeira.
Em sua segunda participação consecutiva nos Jogos Olímpicos, anteriormente em Tóquio, no Japão, Nicole faz história como a primeira piracicabana a integrar a equipe brasileira adulta de Ginástica Rítmica, em edições das olimpíadas.
A ginasta falou com a assessoria de comunicação da Selam e lembrou de suas raízes e do início esportivo em Piracicaba. “Eu era daquelas crianças que não conseguia ficar parada e os esportes sempre chamaram a minha atenção. Depois de praticar outras modalidades, comecei na ginástica aos 10 anos, quando li uma reportagem sobre uma seletiva para compor a equipe piracicabana da modalidade. A partir disso, minha vida foi transformada”, disse.
Nicole falou sobre a importância do apoio no início da carreira. “Eu sempre serei grata às minhas primeiras técnicas por me mostrarem o caminho das coreografias e dos movimentos, quando estive defendendo a cidade de Piracicaba. Essa base foi muito importante. Sem ela, eu não teria alcançado a seleção brasileira”, contou. “É preciso seguir os sonhos de corpo e alma para se entregar ao esporte e dar o seu melhor todos os dias, mesmo com acertos e erros, pois tudo isso é um aprendizado para que possamos levantar a cabeça, tentar novamente e nunca desistir.”
HISTÓRICO - O bom desempenho da ginasta piracicabana no início de sua carreira rendeu o convite da técnica Virgínia Nobre para treinar, em 2016, na Unopar (Universidade do Norte do Paraná), em Londrina.
Dois anos mais tarde, a ginasta disputou o Campeonato Brasileiro e foi observada por Camila Ferezin, treinadora da seleção brasileira, que a chamou para participar de uma seletiva para a equipe nacional.
Nicole, atualmente, vive e treina na capital Aracaju, em Sergipe, onde funciona a base da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).
Entre os seus principais títulos estão medalhas de ouro nos Jogos Sul-Americanos e no Pan-Americano, além de participar do Campeonato Mundial na Bulgária (2018), e medalha de ouro do Sul-Americano e a medalha no Pan-Americano de Lima, no Peru (2019).