Todos os vencedores da 34ª edição da 100 Milhas Piracicaba, tradicional prova disputada na cidade do interior paulista, neste domingo (20), no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), são inéditos de alguma maneira. Mas o que mais chamou a atenção foi o apelo solidário de assistir as provas de graça e trazendo um quilo de alimento não perecível valendo como ingresso: o resultado foi além do esperado com o público respondendo ao pelo e contribuindo com mais de 3 toneladas de alimentos, leite e mantimentos que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade (Fussp), do município.

 

Realizado pelo ECPA, o evento foi apoiado pela Prefeitura de Piracicaba através da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e teve atividades variadas, como uma feira das mulheres empreendedoras. O público presente, no domingo, chegou 4.800 pessoas e durante os três dias passaram pelo ECPA mais de seis mil pessoas.

 

“Foi uma ação fantástica e que superou em muito a nossa expectativa. Estávamos recolhendo alimentos desde sexta-feira, quando começaram os treinos livres, mas o público veio mesmo no domingo, quando tivemos muitas atividades de esportes e lazer no ECPA. Com certeza iremos contribuir com muitas pessoas necessitadas e esse é o espirito da união entre o esporte e a o amor ao próximo”, disse emocionada Daniella Giannetti.

 

A prova

Com carros e gaiolas formando um único grid, a prova principal foi bastante movimenta com bastante variações durante a corrida, muitas ultrapassagens e troca de posições constantes, com direito a acidentes sem gravidade e uma paralisação, totalizando quase duas horas e meia para completar as 100 Milhas Piracicaba, que teve como preliminar corridas da categoria Fuscas.

 

Os carros de Turismo se dividiram em 1.6 e 1.4. Na Turismo 1.6, a vitória foi inédita para a dupla formada por Diogo Lapena (Araraquara/SP) e João Gabriel (Matão/SP). Lapena já havia vencido em 2018, mas competindo entre as gaiolas e, com essa conquista, é um dos poucos pilotos a ter vencido as 100 Milhas Piracicaba nas duas categorias (Tubular e Turismo).

 

“É uma sensação quem causa bastante euforia. Vencer as 100 Milhas Piracicaba é pra poucos e ganhar duas vezes e por categorias diferentes e ainda mais gratificante. Estou muito contente!”, disse exibindo o troféu.

 

A frustração ficou para Rodrigo Stefanini que liderava a corrida quando se chocou com um retardatário. Com o carro avariado, o piloto de Capivari precisou entrar nos boxes, o que o fez cair para a última posição e, em uma bela prova de superação, chegou em segundo lugar.

 

“Fica a decepção por saber que poderia ter vencido. O carro estava ótimo e correspondendo bem. Infelizmente, são coisas que acontecem”, disse com ar desapontado o piloto que competiu a bordo de um Peugeot 208.

 

Já entre os carros da Turismo 1.4, a vitória ficou com o trio formado pelo experiente Renato Rattes, de Porto Feliz/SP, e dois novatos, Rodrigo Nevoa e Alan Lafuria, também da cidade de Araraquara/SP.

 

Rattes já é um velho conhecido dos piracicabanos, tendo vencido a prova nos anos de 2002 e 2009, quando os carros de Turismo ainda faziam uma prova separada das gaiolas tubulares. “Fazíamos a preliminar das 100 milhas, em uma prova de 60 milhas e tive a oportunidade de vencer por duas vezes. Agora, formando um único grid, estou aqui novamente para escrever meu nome nas 100 Milhas Piracicaba”, disse com satisfação.

 

Tubular

Porém, foram as gaiolas tubulares que apresentaram o resultado mais interessante. A poleposition foi conquistado pela dupla formada por pai e filho: Douglas e Roberto Correa, de São Paulo. Mas, na largada, que pulou na frente foi Felipe Giannetti, que também formou dupla com seu pai, Dito Giannetti.

 

E assim seguiu a prova, entre as trocas de pilotos e abastecimento, a dupla piracicabana seguia na frente e assim foi até o final. Porém, em uma das trocas, durante uma parada nos boxes, o experiente Benedito Giannetti não cumpriu o tempo regulamentar de parada no boxe o que acarretou em uma penalização que lhe custou a vitória.

 

“Me confundi com os tempos e isso foi crucial. Está no regulamento e eu cometi essa falha. Porém, mais importante do que a vitória é a assiduidade das 100 Milhas, que continua trazendo esse público maravilhoso para prestigiar o esporte”, falou conformado.

 

Entre os vencedores, Douglas e Roberto Correa estavam muito felizes pela primeira conquista e a escrita de seus nomes no rol de vencedores das 100 Milhas Piracicaba. “A primeira vez a gente nunca esquece, mas também já perdi aqui provas praticamente ganhas. O esporte é assim e no automobilismo ainda mais, pois a máquina pode quebrar e é isso que é apaixonante. Hoje venci e ano que vem quero estar aqui de volta para defender esse título”, afirmou o veterano Roberto Correa.

 

Volcano Fest

Outra atração do domingo foi a exposição de carros da Volcano Fest 5, que ficou concentrado no kartódromo do ECPA. O evento reuniu cerca de 800 carros modificados e teve a participação de DJs, Stand Automotivo, influenciadores do universo automobilístico, espaço kids e o lançamento de um novo modelo de roda da Volcano. O evento ainda contou com show de acrobacias aéreas do piloto Lucas Yancovitz, a bordo de um Extra 300.

 

Resultado completo da 34ª 100 Milhas Piracicaba

Turismo 1.6

1ª Diogo Lapena/João Gabriel

2ª Rodrigo Stefanini

3ª Eric Bruno / Helton Rocha

4ª Edson Paes/Bruno Paes/Rodrigo Tavares

5ª Odair Possa/Guilherme Possa

 

Turismo 1.4

1ª Renato Rattes/Rodrigo Nevoa/Alan Lafuria

2ª Valdir Lourenço Junior

3ª Luiz Felipe / Alexandre H.

4ª Francesco Calamonaci Filho

5ª Anderson S. / Kauan H. / Guilherme R.

 

Tubular

1ª Roberto Correa/ Douglas Correa

2ª Dito / Felipe Giannetti

 

Fuscas - prova 1

1) Eduardo Belizario

2) Felipe Martins

3) Stanley Wessler

4) Heitor Nogueira Filho

5) Paulo Zamana / Andre Zamana

 

Fuscas - prova 2

1) Eduardo Belizario

2) Stanley Wessler

3) Heitor Nogueira Filho

4) Felipe Martins

5) Paulo Zamana / Andre Zamana

Deixe seu Comentário