O “Projeto Ecoar – Educação, Comunicação, Ambiente e Resíduos” está com inscrições abertas para interessados em utilizar vídeos e podcasts ambientais produzidos na iniciativa em aulas, oficinas e demais processos educativos, de forma gratuita. Trata-se da itinerância da Mostra Ambiental Ecoar, que tem como objetivo promover espaços educativos a partir da exibição de materiais sobre resíduos sólidos e consumo consciente. As inscrições podem ser feitas por meio do link https://bit.ly/
Estão disponíveis para utilização 10 podcasts (com cerca de 20 minutos cada) e 11 vídeos (5 minutos cada, aproximadamente), produzidos por alunos de duas edições da iniciativa, que aconteceram nos anos de 2022 e 2023. O projeto é realizado pela Aiôn Socioambiental, GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental) e Prefeitura de Piracicaba, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), com apoio da Oca (Laboratório de Educação e Política Ambiental) da Esalq/USP, Tempo D Comunicação e Cultura e Ciclo Vida.
Todos os materiais foram produzidos durante cursos realizados pelo Projeto Ecoar, que reuniram mais de 80 pessoas de diferentes faixas etárias e segmentos profissionais. Por meio da metodologia da educomunicação, foram abordadas ferramentas de produção de roteiro, captação e edição, além de educação ambiental, intervenção socioambiental e transformação social.
Entre os temas estão consumo consciente, indústria têxtil, resíduos eletrônicos, descarte de resíduos, compostagem, feiras e hortas, obsolescência programada, resíduos e água, logística reversa, coleta e destino corretos, cooperativas e reciclagem. A elaboração de materiais educomunicativos sobre questões socioambientais é uma das ações previstas no Plano Municipal de Educação.
Fortalecimento e difusão de materiais
Os materiais produzidos anualmente são apresentados na Mostra Ambiental Ecoar, que, nas duas edições, aconteceu no NEA (Núcleo de Educação Ambiental), de forma aberta ao público. A última edição aconteceu no dia 1º de agosto, aniversário de Piracicaba. Agora, com a recém-criada itinerância, os materiais podem ser utilizados em diferentes processos e formações.
“A itinerância da Mostra Ambiental Ecoar nasce com o propósito de fortalecer a atuação de educadoras e educadores ambientais e contribuir com a difusão dos materiais produzidos pelos cursos do Projeto Ecoar, promovendo espaços educativos, participativos e dialógicos a partir da exibição dos podcasts e dos vídeos produzidos”, afirma Rachel A. Trovarelli, coordenadora do Projeto Ecoar pela Aiôn Socioambiental.
Formulário de inscrição
Após acessar o formulário e fazer a inscrição, os interessados terão acesso a uma cartilha elaborada exclusivamente para auxiliar e inspirar os educadores a organizarem estes espaços, de forma a gerar reflexão sobre hábitos de consumo e gestão de resíduos sólidos. Na cartilha há um passo a passo para organizar a atividade, que inclui uma proposta metodológica com lista de perguntas reflexivas, que podem ajudar a realizar diálogos e debates.
“Ao participar da itinerância, os profissionais estarão contribuindo diretamente para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente. É uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências com educadores e profissionais engajados na mesma causa, fortalecendo a rede de atuação”, completa Rachel.
SERVIÇO
As inscrições para a Itinerância da Mostra Ambiental Ecoar podem ser feitas por meio do link https://bit.ly/
Texto por Rafael Bitencourt
Foto Crédito: Projeto Ecoar
Deixe seu Comentário
É isso aí! Bora difundir e reverberar os excelentes trabalhos desenvolvidos pelos participantes das duas edições do projeto Ecoar!