Quando nasce uma avó!

 

     Bom dia, caros leitores! Muita saúde e paz para todos!

     Quando você estiver lendo esta coluna, talvez eu já tenha me tornado, oficialmente, avó! Hoje, enquanto escrevo, vivo a ansiedade mais deliciosa da minha vida: a espera do nascimento de minha primeira neta!

     Há um misto de emoções intensas: preocupação, encantamento e alegria indescritíveis! O coração quase descompassa de tanto amor!

    Não tem como não relembrar, passo a passo, o dia em que eu entrei em trabalho de parto do meu filho, pai da neta já muito amada e que pode nascer a qualquer momento!

     E aí, penso: como são lindos os ciclos da Vida! E como é importante estarmos atentos a eles! Perceber que a vida recomeça todo dia, nos ajuda a fortalecer a esperança no melhor: se não foi agora, será amanhã!

     Sempre gostei de pensar que cada criança que nasce traz em si a possibilidade de um futuro melhor! O amor que este serzinho desperta em mim só reforça esta certeza! É como se já soubéssemos de todas as possibilidades mais positivas e propiciadoras de bem-estar que todo ser carrega em si!

     O pensamento pode parecer simplista, mas quem disse que a sabedoria é complicada?! Vejo em meu filho, apaixonadíssimo pela menininha que estará em breve em seus braços, a mesma dedicação do pai, e meu coração se encanta, transborda!

     Então, não se trata apenas de ter esperança num futuro melhor, mas também de ver as sementes que fomos lançando, mesmo sem perceber, e que começam a dar seus frutos delicados, fartos e amorosos!

     É uma reedição de coisas bonitas e outras ainda mais incríveis, renovadas e ressiginificadas, ampliadas, que enchem nosso coração de alegria e da certeza de que sim, tudo valeu a pena!

     Trago meus sentimentos aqui hoje pois penso que precisamos acreditar mais na Vida como processo de renovação e ampliação do que é bom. Talvez o que nos falte, é treinar nosso olhar para perceber o bom, o belo e o verdadeiro!

     A todo instante, nossa atenção se vê capturada pelas dificuldades que nos geram medo, insegurança e acabamos sequer considerando que estas são  apenas algumas das infinitas possibilidades de ser da Vida. Há tantas outras que por não vermos, passamos a acreditar que não existem…

     Meus amigos, minha neta ainda não nasceu, mas com certeza já a terei embalado na próxima coluna! Como todo bebê, ela encarna as promessas de esperança e de que a Vida pode ser muito melhor! Ela nem nasceu, mas já me traz a certeza de que a Vida é incrível, dinâmica e infinitamente bela!

     Salve, salve, Isabel! Vovó agradece a você e a todos os seres que se predispõem a virem à luz nesta Vida, trazendo tanta esperança e encantamento com sua presença! Gratidão infinita!

     Paz, bem e muitas alegrias a todos!

 

Bia Mattos 

Psicóloga CRP 06/29269


Colunista: Maria Beatriz da Silva Mattos

Psicoterapeuta, Supervisora Clínica, Orientadora Vocacional, Facilitadora nos Cursos de Pós-graduação em Psicologia Transpessoal da Unipaz São Paulo e Paraná. Autora dos livros Espiritualidade em Psicologia: Psicossíntese, uma Psicologia com Alma e Orientação Vocacional - Uma Proposta Transpessoal.

Deixe seu Comentário


Eleni - 01/08/2023 13h35
Ser avó é o maior presente que podemos receber de Deus. Os sentimentos que sentimos borbulham Amor, o Bem Querer sem a menor posse ou apego. É Amor banhado de Amor. Que maravilha. Parabéns Bia, você merece mais essa realização. ❤️❤️💗💗🙏🙏
Roselene - 01/08/2023 13h20
Parabéns!!!🎊
Isabel Patrício Marques - 01/08/2023 11h37
Querida Bia sinto que você será uma avó sabia e amorosa! E tudo que um neto precisa: sabedoria e amor! Quando eles nascem temos certeza de está outra vez em contato com a pura luz! Depois vem o tempo e esse ser vai retomando a vida física... Como são sábios na infância! Nos dão cada resposta! Impagáveis! Não vou falar do início da adolescência agora... É cedo pra você! Vá viver a chegada da pura luz! Depois me conte!