A 1ª Expo ESG, que conta com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, teve início na manhã quinta-feira, 27/07, no Engenho Central. A cerimônia de abertura ocorreu no Teatro Erotídes de Campos e contou com a presença do prefeito Luciano Almeida e do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Alex Salvaia.
Também compuseram a mesa de abertura: vereador Gustavo Pompeo, representando a Câmara Municipal; José Ricardo Fernandes, presidente do Instituto Americano de Conformidade Corporativa; e o professor Edson Barbero, representando a Fundação Instituto de Administração.
Em seu pronunciamento, Luciano Almeida destacou o ineditismo da realização de um evento voltado integralmente para as premissas do ESG. “É um evento diferente, novo, algo desafiador, na minha visão, por ser justamente uma iniciativa a pioneira. E essa vanguarda nos traz a expectativa de que esse evento, de fato, se consolide. Nós precisamos mudar as coisas e essa mudança começa com cada um de nós. O ESG é uma realidade, porém, não era discutido no universo público, mas o setor público também tem responsabilidade nesse processo”, salientou. Após a abertura, o prefeito visitou todo o espaço do evento e os estandes dos expositores.
“Idealizamos esse projeto no final de 2021, passamos pela capacitação, que formou mais de 200 pessoas, e agora participamos de mais essa etapa, que mostra a movimentação da estrutura da nossa cidade, que não mediu esforços para que esse evento acontecesse, com o intuito de difundir a cultura ESG”, complementou o titular da Simap, Alex Salvaia.
O presidente do Instituto Americano de Conformidade Corporativa, que é a entidade realizadora da 1ª Expo ESG, reforçou a importância da união do poder público, inciativa privada e sociedade para desenvolver os processos de ESG. “Este é o primeiro evento de muitos que vão nascer, é um marco que está unindo o setor público, a iniciativa privada e a sociedade nesse espírito de compartilhar conhecimento, para que a gente prospere nesse toma tão relevante”, disse.
Após a abertura oficial do evento, a primeira palestra do dia ficou por conta da jornalista, que atua com sustentabilidade, Sônia Consiglio, que abordou o tema ESG: Uma Ideia Cujo Tempo Chegou.
A 1ª Expo ESG continua nesta sexta-feira, a partir das 8h30, no Engenho Central, e segue até o dia 29, quando acontece a segunda edição da Corrida ESG. Dentro dos mais de 30 palestrantes e expositores, a Prefeitura de Piracicaba terá um estande para divulgar os projetos e programas desenvolvidos pela administração.
O objetivo é a apresentação de cases, estratégias e ideias dentro do escopo de meio ambiente, social e de governança. O evento tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente). A programação completa pode ser conferida no site esgpiracicaba.com.br.
Entre as principais apresentações de amanhã, estão Alexandre Di Miceli discutirá sobre Os Desafios da Ética Empresarial no Século XXI; Onara Lima e Natalia Rentería abordarão Mudanças Climáticas, Descarbonização e o Papel das Empresas; outro destaque será Denise Hills, com o tema ODSs e a Inovação para o Século XXI.
Dia 29 o evento será encerrado com 2ª Corrida ESG e com a uma ação em prol dos animais, organizado pela vereadora Alessandra Bellucci, que contará com vacinação contra raiva, vacinação V8 e Tríplice, doação de filhotes, brinquedos infláveis para as crianças, agendamento para castração, cadastro do cartão Pira Cidadão, food trucks e sorteio de brindes. As inscrições para a corrida já estão esgotadas.
Ao todo, serão mais de 24 horas de conteúdo focado no ESG, para apresentar, compartilhar e estimular a criação de projetos voltados às premissas do ESG.
A 1ª Expo ESG Piracicaba tem organização da Manifesta Eventos, com apoios da Prefeitura, Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Simespi, Chelso Sports, Egrégora, ERT, Parque Tecnológico e Pecege – MBA USP. A curadoria é da Fundação Instituto de Administração e a realização é do Instituto Americano de Conformidade Corporativa.