Para fomentar a valorização da arte e do artesanato local, estimular o conhecimento e suas práticas, além de oferecer atividades de geração de renda, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), abre a partir da próxima segunda-feira, 24/07, inscrições para 15 cursos de capacitação cultural, que serão realizados de forma gratuita em diferentes espaços da cidade e na unidade local do Senac. Todos os cursos serão ministrados por professores do Senac Piracicaba. O investimento da Semac para os cursos, que acontecem de agosto a dezembro deste ano, é de R$ 230.600 e beneficiarão 300 pessoas.
São 20 vagas para cada curso e as inscrições, por ordem de chegada, devem efetuadas nos locais onde as aulas serão realizadas (veja lista no final do texto).
O interessado deve ir munido de documentos pessoais e comprovante de residência. Ao término do curso, a pessoa receberá diploma de participação, mediante frequência de ao menos 75% da carga horária.
O secretário de Governo e da Semac, Carlos Beltrame, ressalta que foram pensados cursos em diversas áreas e públicos, de forma que distintos segmentos da população piracicabana seja contemplada. “Vale ressaltar que além das salas do Senac, utilizaremos espaços públicos mantidos pela secretaria, como os anfiteatros do Museu Prudente de Moraes e da Biblioteca Municipal, além de centros culturais, com infraestrutura adequada para receber os alunos”, comenta Beltrame.
Para o gerente do Senac Piracicaba, Johnny Goia, a parceria com a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac, atende objetivos relevantes à população. “Como, por exemplo, levar possibilidades de atividades e práticas culturais e recreativas para a população de forma gratuita; descentralizar a arte e cultura que via de regra acabam tendo maior oferta nas regiões centrais da cidade, facilitando assim o acesso e valorizando os espaços das comunidades; promovem momentos de entretenimento e saúde mental, muitos necessários para os dias de hoje”.