Polenta brustolada, polentota, cucagna, crauti… A colônia trentino-tirolesa de Santa Olímpia está pronta para receber todos que amam polenta e suas combinações na 26ª edição da tradicional Festa da Polenta, que acontece no entorno da igreja do bairro, na praça Padre Jacob Stenico, a partir de amanhã, 21/07, às 19h, com programação que segue no sábado, 22/07, a partir das 11h, e domingo, 23/07, a partir das 8h30. O evento, com muita comida típica e apresentações da cultura local, é uma realização da Associação de Moradores de Santa Olímpia, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) e Guarda Civil. A entrada na festa é gratuita.
São esperadas 25 mil pessoas nos três dias de evento, 10 a mais que o ano passado. O evento mobiliza cerca de 700 pessoas de Santa Olímpia, entre voluntários na cozinha, nas barracas, montagens da estrutura e até mesmo quem prepara doces e pães e os doam para serem comercializados na cafeteria do bairro.
No lançamento da festa realizado hoje, 20/07, em coletiva de imprensa no bairro, Genoveva Stenico, integrante do Circolo Trentino Di Santa Olimpia e uma das figuras mais ativas da festa, ressalta que toda a verba arrecadada será revertida para a comunidade, desde manutenção na praça a incentivo aos grupos de dança, por exemplo.
A coletiva contou com a presença do secretário de Governo e da Semac, Carlos Beltrame, e de Rose Massaruto, diretora de projetos especiais da Secretaria de Governo, do presidente da Associação de Santa Olímpia, Milton Stenico, do diretor cultural da associação, Rudinei Stenico, entre outras pessoas envolvidas com a festa.
“Existe um carinho ímpar da comunidade tirolesa com a realização desta festa e isso nos faz querer participar e compartilhar deste momento com eles. É um evento importante para eles e também para o calendário da cultura e do turismo de Piracicaba. Ficamos felizes de contribuir para a manutenção desta tradição”, disse Beltrame.
TRADIÇÃO – Rudinei Stenico explica que a festa sempre acontece no penúltimo fim de semana no mês de julho devido ao clima deste período. “É uma culinária puxada para a alemã, mais forte, incrementada e fica melhor para ser consumida no frio”, justifica.
Para a 26ª edição, são aproximadamente cinco toneladas de comida, entre polenta frita, polenta brustolada (assada na chapa e acompanhada de queijo), polentota e a polenta com frango ao molho, crauti (chucrute) e cucagna (fritada de ovos, cebola, queijo, tomate e linguiça caseira). Também serão servidos vinhos produzidos por moradores do bairro.
POLENTA E CUCAGNA - Há cinco anos coordenando a produção da polenta brustolada da festa, feita na chapa e que é servida com queijo, Maurício Stenico explica que as iguarias começaram a ser feitas hoje, um dia antes da abertura oficial. “Na quinta, são preparadas 10 panelas, mais seis na sexta e, durante a festa, fazemos a polentota, que é a polenta mole, e outros tipos. Já a polenta frita encomendamos cerca de 1.500 quilos”.
Stenico também fala da cucagna (fritada de ovos, cebola, queijo, tomate e linguiça caseira), prato típico de Santa Olímpia, um dos carros-chefes do cardápio da festa. “Antigamente, era com ingredientes que sobravam de outros preparos. Misturávamos tudo. Hoje é diferente, com ingredientes frescos”.
E assim como no ano passado, a 26ª edição da Festa da Polenta também terá opções veganas. O macarrão, por exemplo, é servido ao molho sugo, além de todos os pratos que podem ser pedidos sem a proteína de carne.
A NOVIDADE – O presidente da Associação de Santa Olímpia, Milton Stenico, aponta a bem-sucedida retomada do tradicional evento da comunidade tirolesa, em 2022, após dois anos parado devido à pandemia, e revela uma novidade. “Este ano será ainda melhor. Estamos prontos para receber um grande público, montando a estrutura há um mês. Nessa 26ª edição teremos uma novidade: um portal, perto da cafeteria, feito de madeira, que simula um chapéu tirolês, está muito bonito”.
REALEZA DA FESTA – A rainha da 26ª edição é Joyce Stenico, 29 anos, e a faixa de princesa fica esse ano com Melissa Stenico Forti, de 13 anos. Elas são responsáveis por recepcionar o público e participam de todas as atividades do evento.
MUSEU – O museu do bairro Santa Olímpia, que preserva a história e os costumes dos primeiros imigrantes tiroleses em Piracicaba, vai abrir em horários especiais durante os três dias da 26ª Festa da Polenta. Como conta Genoveva Stênico, voluntários da comunidade se revezam para abrir o local e mostrar aos visitantes. Amanhã, sexta-feira, 21/07, o museu abre das 19h às 22h. No sábado, 22/07, das 11h às 17h e das 20h15 às 22h. No último dia de festa, no domingo, 23/07, o museu abre das 11h às 16h.
SERVIÇO - 26ª Festa da Polenta de Santa Olímpia. No entorno da igreja do bairro, na praça Padre Jacob Stenico. Amanhã, sexta-feira, 21, das 19h à 1h, sábado, 22, das 11h à 1h, e domingo, 23/07, das 8h30 às 19h. A entrada na festa é gratuita. Estacionamento: R$ 25 para carros e R$ 15 para motos. Há acesso para cadeirantes. Informações: https://linktr.ee/festa_da_
PROGRAMAÇÃO
Dia 21/07, sexta-feira
19h - Missa
19h45 - Abertura e Apresentação da Rainha e Princesa
20h - Início do jantar
20h15 - Apresentação de Grupos de Danças Folclóricas
21h - Banda de músicas típicas Orquestra Continental
22h - Encerramento do jantar
1h - Encerramento do primeiro dia de festa
Dia 22/07, sábado
11h - Início do almoço
13h - Apresentação da Rainha e Princesa
13h45 - Apresentação de Grupos de Danças Folclóricas
14h30 - Banda de músicas típicas Nostalgia
15h - Encerramento do almoço
19h30 - Missa
20h15 - Jantar e apresentação rainha e princesa
20h40 - Coral Stella Alpina
21h - Apresentação de danças folclóricas
21h30 - Orquestra Continental
22h - Encerramento do jantar
1h - Encerramento do segundo dia de festa
Dia 23/07, domingo
8h30 – Missa
11h - Início do almoço
11h – Banda Itinerante: Máfia do Jazz
13h – Apresentação Rainha e Princesa
13h45 – Apresentação Coral Stella Alpina
14h15 – Apresentação de Grupos de Danças Folclóricas
15h – Banda de músicas típicas – Nostalgia
15h - Encerramento do almoço
19h – Encerramento