O Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) realizou no último, 12/07, mais uma edição da oficina ReCriando Sabores. Dessa vez, a entidade que recebeu a ação foi o Lar Betel, que contou ainda com a participação dos idosos integrantes do Projeto Com Vivência, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).
Durante a atividade, os voluntários ofereceram pão, bolo e geleias de morango e abacaxi, que são frutas da época. Os residentes do Lar Betel ainda assistiram uma apresentação musical do projeto Com Vivência e participaram de uma dinâmica sobre alimentação saudável, escrevendo depois mensagens para as gerações mais novas; os recados serão entregues na próxima oficina, a ser realizada com o Educando pelo Esporte.
“A oficina no Lar Betel foi muito especial. Além de todas as atividades focadas na alimentação saudável, trabalhamos a solidariedade, o voluntariado, a interação entre os residentes do espaço e do projeto Com Vivência, o estímulo à socialização. Uma ação muito bonita, de acolhimento. E quero, mais uma vez, convidar aqueles que têm vontade de realizar trabalho voluntário, que se cadastrem no PiraSolidária. O voluntariado é transformador”, frisou Andréa Almeida, presidente do Fussp.
O administrador geral do Lar Betel, Eduardo Mota Henriques, destacou que a atividade foi benéfica para os residentes da casa. “Realizamos, dentro do possível, ações que proponham atividades para que eles possam preencher o tempo, estimulando a autonomia e a independência. Essas atividades trazem experiências diferentes, reforçando a dignidade e fortalecendo o convívio”, disse.
José Tardochi Filho, de 83 anos, reside há sete meses no Lar Betel e gostou bastante da oficina. “Foi ótimo, gostei muito. E toda alimentação é saudável, então é muito bom participar”, contou.
“Foi uma experiência fantástica. É possível ver o quão importante é a atenção, dedicar um pouco do nosso tempo, que é uma coisa simples. E achei super interessante de saber que a oficina é realizada, cada vez, em um lugar diferente, porque isso permite vivenciar várias realidades e ajudar muitas pessoas”, declarou a engenheira agrônoma Fernanda Salgado, que participou pela primeira vez como voluntária.
O projeto Com Vivência atende idosos com mais de 60 anos e é realizado pela Smads em parceria com o Cesac (Centro Social de Assistência e Cultura São José) e Afascom (Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria), financiado pela ArcelorMittal e pelo Fundo Municipal do Idoso.
O objetivo da ReCriando Sabores é incentivar a alimentação saudável por meio do consumo de alimentos que vem da terra, priorizando, inclusive, opções mais acessíveis, também como forma de diminuir o custo das produções dos pratos e trazer mais nutrientes e vitaminas. Interessados em participar como voluntários nas próximas edições da oficina ou em outras ações e eventos do Fussp, devem se inscrever no site do PiraSolidária (leia abaixo).