Na próxima segunda-feira, 17 de julho, será celebrado o Dia de Proteção às Florestas. A data é uma forma de conscientizar a sociedade quanto à necessidade de conservar as florestas e as espécies vegetais e animais que a compõem. Ciente desta importância, o projeto “Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas” já plantou mais de 100 mil mudas de árvores nativas nos municípios de Piracicaba, São Pedro, Santa Maria da Serra e Anhembi.

 

Iniciado no final de 2020, o “Corredor Caipira” é realizado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo).

 

Ao longo desse período, o projeto iniciou o processo de restauração ecológica em 65 hectares na região de Piracicaba, por meio do qual foi realizado o plantio das mais de 100 mil mudas. Atualmente, profissionais da iniciativa têm realizado atividades de manutenção das áreas implantadas, para que as mudas se desenvolvam bem e possam formar florestas.

 

“As florestas são fundamentais no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas, além de fornecerem água potável e funcionarem como casa para milhares de espécies de animais e de plantas. Preservar as florestas é garantir a vida”, afirma Edson Vidal, professor doutor da Esalq/USP e coordenador geral do projeto.

 

Fortalecer florestas e políticas públicas

 

Além das ações de restauração ecológica, o “Corredor Caipira” vem realizando articulações junto a órgãos públicos regionais, com o objetivo de fortalecer políticas públicas destinadas à melhoria das condições ambientais e da produção agroecológica.

 

O projeto realiza e também participa de diferentes iniciativas de educação ambiental que proporcionam à sociedade o contato com áreas naturais e reflexões sobre a importância da conservação e recuperação ambiental.

 

“Na busca de uma paisagem com mais florestas, o ‘Corredor Caipira’ vem realizando articulações com o poder público, de forma a possibilitar a restauração dos ecossistemas naturais e de suas riquezas, além de fortalecer a agricultura familiar, visando uma agricultura produtiva e sustentável”, diz Germano Chagas, um dos coordenadores técnicos do projeto.

 

SERVIÇO

 

Saiba mais sobre o projeto por meio das redes sociais: Facebook e Instagram (@corredorcaipira). O site oficial é www.corredorcaipira.com.br

 


--

Rafael Bitencourt

Deixe seu Comentário