A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), vai realizar a revitalização completa do sistema de sinalização noturna do Aeroporto Municipal Pedro Morganti. O pregão eletrônico de nº 316/2023, que trata sobre essa iniciativa, publicado no Diário Oficial da última segunda-feira, 26/06, prevê abertura das propostas das empresas interessadas no dia 11/07.
A obra, orçada em R$ 244 mil, será realizada com recursos da própria Semdettur. A benfeitoria, que é exigida de acordo com os regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), vai fortalecer o processo que segue em andamento na Infraero e que prevê a regionalização do aeroporto.
O
secretário da Semdettur, José Luiz Ribeiro, disse que a obra será fundamental
para o bom funcionamento do Aeroporto Municipal, principalmente em relação aos
voos noturnos, lembrando que ele tem sido muito utilizado por empresários de
Piracicaba e de outras cidades em viagens de negócios, sendo uma referência na
região.
De acordo com o diretor do Aeroporto, Marcelo Kraide, o sistema de sinalização noturna do Aeroporto Municipal é arcaico. “Aproveitamos a oportunidade para promover uma revitalização em todo o sistema de sinalização noturna. É inegável que a execução destas reformas vai favorecer as tratativas com a Infraero para que o nosso aeroporto possa ser utilizado por aeronaves de aviação regional nas operações de ligação com os grandes centros”, frisou o diretor.
O pregão eletrônico prevê a contratação de empresa especializada para a revitalização do sistema de sinalização noturna, incluindo balizamento de pista, farol rotativo, biruta iluminada e acessórios, sistema de energia de emergência (grupo gerador), sistema de aterramento elétrico dos sistemas e equipamentose cabeamento elétrico do comando de sistemas, além de fornecimento de mão de obra e materiais.
TRATATIVAS – Em maio, o prefeito
Luciano Almeida se reuniu com Rogério Amado Barzellay, presidente da Infraero,
empresa vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília, para
tratar sobre a regionalização do Aeroporto Pedro Morganti. No momento, a
Prefeitura aguarda uma proposta oficial da Infraero para gerenciamento do
aeroporto.