Foto e Texto: Assessoria Parlamentar
O deputado estadual e vice-presidente da Alesp, Helinho Zanatta (Podemos), apresentou emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO/2024) relacionadas ao fortalecimento da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). As propostas têm como objetivo chamar atenção para a importância desses assuntos para a peça orçamentária estadual.
As emendas, como explica Helinho, são: instalação da Rede Lucy Montoro; construção de escola estadual na região do Cecap; ampliação do programa social Bom Prato; implantação e fortalecimento da política de desenvolvimento do turismo na RMP; ampliação dos serviços especializados da Faculdade de Odontologia de Piracicaba; implantação do Hospital da Mulher; construção de passarela de pedestres na região dos bairros Algodoal/Vila Fátima/Vila Rezende; construção e instalação do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) na sede do CPI-9; criação e implantaç ;ão da Faculdade de Medicina da Unicamp; implantação da Semana de Conscientização do Vitiligo e, também, de um Centro de Referência no Tratamento de Pessoas com Autismo.
A intenção do deputado, ao apresentar as emendas, foi de “garantir recursos e programas para a nossa Região Metropolitana. Elas também são bandeiras do nosso mandato para o fortalecimento e a consolidação da RMP, beneficiando os 24 municípios, onde moram cerca de 1,5 milhão de habitantes”. Desde o início de seu mandato, Helinho vem trabalhando junto ao governador Tarcísio de Freitas a regulamentação da RMP.
MAIS EMENDAS
Além disso, Helinho apresentou emendas voltadas ao interesse dos municípios estaduais. Exemplos: destinação de recursos para Organizações Não-Governamentais (ONGs) ligadas à assistência social; construção e implantação de mais clínicas veterinárias e ampliação de programas de castração; continuidade do Programa de Educação Integral (PEI); construção de novas escolas estaduais (Ciclo II e Médio); ampliação da rede de Ambulatórios Médico de Especialidades (AME/Hospital Dia); ampliação de recursos para o programa de recuperação e pavimentação de estradas vicinais; ampliação da oferta de medicamentos de alto custo e também aqueles de uso contínuo; concessão de incentivos aos produtores rurais; construção de Centros de Referência no Tratamento de Pessoas com Autismo; apoios construção de moradias populares, e ampliação de ações e de marketing para o turismo do Estado.