Na manhã de hoje (terça-feira-27), o deputado Alex Madureira esteve na Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo onde foi recebido pelo secretário, Gilberto Nascimento Jr. Na pauta da reunião constava a instalação do Restaurante Bom Prato em Piracicaba.
“Finalmente temos uma sinalização efetivado do governo de São Paulo para a implantação do programa social Bom Prato aqui na cidade. Estão planejando instalar 30 novas unidades e Piracicaba é a 14ª nesta escala de prioridade. Apesar de parecer muito, a previsão é de que entre em funcionamento ainda neste ano, no mês de novembro”, afirmou Alex Madureira.
Em Piracicaba, o Bom Prato que oferece refeições saudáveis, de alta qualidade e a preços acessíveis em uma rede de restaurantes espalhados pelo Estado, terá um modelo híbrido.
“Além do restaurante físico para atendimento da população haverá aqui na cidade o Bom Prato Móvel, que atenderá em regiões de alta vulnerabilidade, sendo dois a três pontos de entrega”, explicou o parlamentar.
Com o objetivo de atender a população que vive nos bolsões de pobreza, o Governo do Estado instalou no ano passado, 27 unidades móveis do programa de restaurante popular, levando refeições para as regiões que concentram uma grande densidade populacional, de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Visando beneficiar as pessoas que não tem condições financeiras de pagar condução para se alimentarem nas unidades fixas do Bom Prato.
Inicialmente, o modelo de instalação é de parceria com a prefeitura e, posteriormente, a escolha do local e a entidade que irá administrar o programa. “Mesmo não havendo interesse local, o secretário, Gilberto Nascimento Júnior me garantiu que o governo irá implantar o programa em Piracicaba, nesse caso com 100% de participação estadual”, disse Alex Madureira após a reunião.
Como é feita a implantação do Bom Prato Móvel
Profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado realizam estudos baseados em indicadores sobre a Insegurança Alimentar Grave (IAG) e identificam até quatro locais em cada região para instalar os caminhões tipo VUC, e fazer a distribuição das marmitas. A unidade móvel fica num prazo de três meses, em cada região ao longo do ano. Desta forma é feito um rodízio para atender a população vulnerável. A implantação é feita por meio de convênio com a Organização Social (OSC) responsável pelo gerenciamento da unidade fixa do Bom Prato.
Preparo das refeições
As refeições são preparadas nos restaurantes fixos, e são embaladas individualmente, em caixas hotbox para garantir a conservação e a temperatura do alimento. Mantendo sempre o padrão de qualidade, todas as refeições do programa Bom Prato são monitoradas por nutricionistas que avaliam a composição balanceada e contém proteínas, vegetais e frutas.
As unidades do Bom Prato Móvel são monitoradas pela equipe de qualidade da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), responsável pelo programa.
Luta constante durante o primeiro mandato
Em seu segundo mandato como deputado estadual, Alex Madureira vem perseguindo incansavelmente trazer programa social Bom Prato para Piracicaba.
“Tem sido uma luta árdua, mas não venho medindo esforços para alcançar esse objetivo que tanto irá beneficiar o povo piracicabano. O Bom Prato apresenta alimentação de qualidade e de baixo custo para a população vulnerável”, afirmou Alex de Madureira.
Em 2021, a equipe técnica da Cosan, que é a área responsável pela implementação do programa, já havia pedido um estudo sobre a viabilidade da implantação do Programa em Piracicaba.
“O programa social Bom Prato é instalado em cidade com mais de 200 mil habitantes. Portanto, vou continuar lutando para trazer esse benefício para a Piracicaba, principalmente para beneficiar os mais necessitados”, afirmou o deputado estadual que vem insistindo há mais de quatro anos para que a cidade conquiste esse restaurante tão benéfico que a população de baixa renda.