Será lançado no mês de agosto o livro “O mundo Cantado de Nairzinha”, organizado por Maria José dos Santos Gomes Soares. A obra é uma homenagem à “Nairzinha” Mariano de Almeida Souza, nascida em Artemis, em seus 92 anos de idade, mais de 70 deles vivendo em prol de auxiliar o próximo por meio da causa espírita.


Nair foi criada em família católica muito religiosa e desde criança foi uma pessoa de fé, tendo atuado como catequista. Na juventude, por meio de várias ocorrências na sua vida, foi sendo encaminhada pela espiritualidade a conhecer e frequentar casas espíritas, onde aprendeu a lidar com a sua mediunidade e se disponibilizou a ajudar pessoas que precisavam. Tornou-se palestrante, dirigente, mas acima de tudo, com seus dons musicais que exercia desde a infância, Nairzinha desenvolveu um método muito próprio de cativar o público, especialmente o público infantil, através do canto.


Coordenou corais, compôs canções e se tornou presença importante e constante, especialmente na União Espírita de Piracicaba, onde desenvolveu prolongado trabalho de Evangelização Infantil, além de cursos e palestras. Atualmente, Nairzinha não frequenta mais a casa pelas dificuldades impostas pela idade. Motivada pela saudade e pela amizade profunda, Maria José deu início ao projeto de resgate das músicas entoadas por Nairzinha que culminou na criação do livro com a colaboração de muitos amigos de forma voluntária. “Nós começamos como uma brincadeira de recordar as músicas que ela cantava e terminamos criando um livro, com partituras e tudo, para eternizar a obra dessa grande mulher e amiga, para todos que a conhecem e os que não vão chegar a conhecer”, destaca Maria José.


Os recursos para impressão da obra foram conseguidos em parceria com os inúmeros amigos e admiradores da Nairzinha que também querem que seu legado seja perpetuado. “Nós fizemos um chamado para colaboração por meio de doação e as adesões foram muitas, ficamos muito felizes com o resultado”, esclarece Maria José.  O livro será distribuído de forma gratuita e a data do lançamento ainda não foi definida. 

Adriana Passari

Deixe seu Comentário


Edna Prudente A Travensolo - 23/06/2023 11h59
Quero parabenizar a Nairzinha pois graças a ela sou espirita , mulher fantástica,maravilhosa.