A Secretaria de Saúde vai prorrogar a campanha de vacinação contra Influenza (gripe) para a população acima de seis meses por mais 30 dias, com data prevista para encerramento no dia 30 de junho. A medida segue orientações do Plano Estadual de Imunização (PEI) divulgado na tarde desta terça-feira, 30/05.

A cobertura vacinal dos grupos prioritários em Piracicaba está em 35%, com 40.122 doses aplicadas; no total já receberam o imunizante 55.893 piracicabanos. A cobertura no estado está em 32,9%, com 6,1 milhões de doses aplicadas. A meta é de 90%.

Na cidade, a vacina contra a gripe continua disponível em 68 unidades de saúde da cidade: CRABs e UBSs, das 8h às 15h (exceto CRAB Paulista), e PSFs, das 8h às 16h. No período de 29/05 a 02/06 a UBS Independência e o CRAB Vila Rezende estão com horário especial de atendimento para imunizar a população das 17h às 20h.

A gripe geralmente causa apenas febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo, mas casos mais graves podem afetar as crianças menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, podendo levar até à morte. A vacinação é eficaz em evitar a evolução da doença para estes quadros mais graves.

SEGURANÇA – A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, é segura e eficaz. Como o vírus tem alta capacidade de mutação e muda suas características ao longo do tempo, é preciso se imunizar todos os anos. A cepa do vírus H1N1 usada em 2023, por exemplo, é diferente da que foi usada para produzir os imunizantes no ano passado.

VACINA 100 DÚVIDAS – O Governo de SP possui o site https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/ que reúne as 100 dúvidas mais frequentes sobre as vacinas nos buscadores da internet. Um espaço com informações claras para desmistificar fake news com relação à imunização, garantindo assim a proteção de toda a população.

Deixe seu Comentário