A Prefeitura realizou mais de 1.100 atendimentos na Escola Municipal Lygia Amaral Gobbin no sábado, 27/05, em ação do programa Pira nos Bairros, criado com o objetivo de levar serviços municipais e atendimento até a população. Os moradores do bairro vizinho, Parque São Jorge, também foram atendidos no local numa iniciativa que contou inclusive com transporte gratuito – 2 linhas de ônibus - para quem participou das atividades das 9h às 14h. Segundo a Administração, a iniciativa será replicada mensalmente em outras regiões de Piracicaba.

O prefeito Luciano Almeida anunciou, durante o evento, que a Escola Municipal Lygia Amaral Gobbin será a próxima instituição de ensino municipal a passar por reformas, com início previsto para a 2ª quinzena de junho. O lançamento do programa Pira nos Bairros, além dos secretários municipais, contou com a presença dos vereadores Alessandra Belucci, Anilton Rissato, Fabricio Polezi, Josef Borges, Paraná, Paulo Camolesi e Paulo Campos.
Durante o evento foram oferecidos serviços dos mais diversos, como o atendimento e castração de animais, exames de glicemia e hipertensão, teste de HIV e vacina da gripe, cadastro de currículos e vagas de emprego, consulta e parcelamento de débitos, atualização do cadastro único, inscrições para habitação de interesse popular e cartão Pira Cidadão, além de atividades esportivas e culturais, entre outras.

Feliz com a adesão da comunidade, o prefeito Luciano Almeida reconheceu que uma parcela dos munícipes, muitas vezes, enfrenta dificuldades para se locomover durante a semana até o prédio da Prefeitura para resolver questões do seu interesse e que o programa Pira nos Bairros está democratizando a utilização dos serviços públicos.

“Foi o momento também de ouvirmos as demandas da população, muitas delas já encaminhadas diretamente para os secretários municipais que estavam presentes. Assim conseguimos executar políticas públicas  mais afinadas com a necessidade dos munícipes. O programa Pira nos Bairros foi uma iniciativa que deu certo e será replicada na maioria das regiões de Piracicaba”, destacou Luciano.

Rose Massaruto, diretora de projetos especiais, disse que a ação desenvolvida é um projeto de governo da gestão Luciano Almeida que contou com o apoio incondicional dos secretários municipais. “Todos os serviços públicos estavam acessíveis de maneira simplificada. Também contamos com inúmeras opções culturais e de lazer. Foi um evento completo com a cara da Prefeitura Municipal”, destacou Rose.

ESPAÇOS VIVOS - Bruno Rosa, secretário de Educação, disse que a iniciativa do programa Pira nos Bairros, que congrega os serviços públicos utilizando as escolas da rede municipal de ensino, vai contribuir para fortalecer os elos com as comunidades onde estão inseridas. “Foi uma excelente ideia que fomenta a cidadania, transformando as escolas em espaços vivos e de acolhimento para os moradores”, pontuou o secretário.
“Sediar a 1ª edição do programa Pira os Bairros, em que a Prefeitura aproxima os serviços públicos da comunidade, foi bastante significativo. A proposta também encheu de orgulho os moradores do Santa Rosa que já nos deram uma devolutiva. Foi um reconhecimento pelo trabalho que desenvolvemos aqui”, disse Janete Vieira Luiz Gonçalvez, diretora da Escola Municipal Lygia Amaral Gobbin.

MUTIRÃO - Gambis Leobardo, um venezuelano que está há 4 meses no Brasil, morador do Santa Rosa, aproveitou a ação para tirar o cartão de transporte público. Sem ainda conhecer a localização do Centro Cívico em Piracicaba ele elogiou a iniciativa da Administração que facilitou a sua vida na manhã de sábado. “Foi uma grata surpresa”, disse Gambis.

Morador há mais de 20 anos do bairro Santa Rosa, José Leonildo Barros, estava feliz porque conseguiu agendar uma consulta para seu cão Marlon, de 7 anos, no consultório veterinário itinerante. “Foi uma ideia sensacional da Prefeitura porque queria levar o meu animalzinho há muito tempo num veterinário, mas não tinha condições de me locomover”, explicou.

A família Mello, composta por Carlos Alberto, a esposa Vaneska e as filhas Maria Isabel e Sofia, aproveitou o sábado para curtir a programação de lazer do Pira nos Bairros. Entre uma atividade e outra, eles passaram pela sala da Secretaria de Finanças e regularizaram o seu IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). “Fazia mais de 1 ano que estávamos combinando de ir até o Centro Cívico para regularizar essa situação, mas nunca dava certo. Hoje aqui foi tudo muito rápido e já parcelamos o pagamento dos débitos em cinco vezes”, declarou Vaneska.

Maria Luciene Faria dos Santos aproveitou o sábado para tomar a vacina contra a gripe, fazer o teste rápido de AIDS, o cadastro para cartão Pira Cidadão e agendar a castração do seu gato no consultório veterinário itinerante. “Se tiver mais algum serviço público sendo ofertado é só me avisar que eu participo também”, brincou a moradora do Santa Rosa.

Deixe seu Comentário