O CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a Piracicaba nesta quarta-feira, 31/05, com atividades culturais gratuitas para a população. Na Quadra Poliesportiva do Bosques do Lenheiro serão exibidos curtas-metragens, às 18h30, e o filme Pluft, o Fantasminha, às 19h30. A entrada é gratuita.
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), apoia a iniciativa, que é uma realização da CPFL Energia, com apoio do Instituto CPFL. As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
O CineSolar, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1.870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal.
O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.
O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 110 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela.
OS FILMES - Cinco curtas-metragens compõem a primeira sessão do CineSolar, a partir das 18h30. São as animações De Onde Vêm os Dragões, O Gigante, Plantae, O Véu de Amani e Lily’s Hair. São produções que duram de 10 a 20 minutos cada.
Pluft, o Fantasminha, filme da segunda sessão da noite, às 19h30, mostra a inesperada amizade entre o fantasma que morre de medo de gente e a menina Maribel. Ela é sequestrada pelo pirata Perna de Pau, que quer usá-la para achar o tesouro deixado pelo seu avô, o falecido Capitão Bonança Arco-íris. Na casa abandonada onde o velho morou, Maribel espera pela ajuda dos marinheiros Sebastião, João e Julião, muito amigos do velho capitão, que saem em uma atrapalhada busca pela garota.
SERVIÇO – CineSolar na Quadra Poliesportiva do Bosques do Lenheiro. Quarta-feira, 31/05, com sessões às 18h30 e 19h30. Entrada gratuita. Classificação livre. Na rua Pau Brasil, 381, bairro Bosques do Lenheiro. Mais informações: 3403-2600.