Com o intuito principal de fomentar a prática do xadrez para crianças, sete escolas municipais de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Piracicaba recebem, entre maio e novembro de 2023, o Projeto Xadrez Mentes de Aço.

Tal iniciativa é fruto de mais uma parceria da Educação de Piracicaba com a Fundação ArcelorMittal. Serão beneficiadas com o projeto as escolas municipais Professora Antonia Benedita Eugênio, Enedina Lourenço Vieira, Professor Francisco de Almeida Kronka, João Oriani, Professora Judith Moretti Accorsi, Professor Manoel Rodrigues Lourenço e Professor Santo Granuzzio. Em cada uma delas serão cerca de 120 alunos contemplados com a prática do xadrez.

Os professores de xadrez já estão em ação na Rede Municipal desde a última semana e iniciaram na segunda-feira, dia 15, as atividades com alunos da EM. Judith Moretti Accorsi, localizada no bairro Parque Piracicaba. Além de todo o conteúdo, cada um dos estudantes participantes do Xadrez Mentes de Aço receberá um kit de materiais, contendo: uniforme do projeto, tabuleiro e peças de xadrez e squeeze.

Disputando entre si, os alunos Bruna Letícia Soares de Oliveira e Samuel Henrique Gerardino dos Santos, do 5° ano A da escola do Parque Piracicaba, estavam focados nas regras e na estratégia. “Com o jogo estamos treinando a mente, dá pra gente pensar bastante. Jogava o xadrez com um amigo, mas é muito legal aprender mais”, comentou Samuel. “Temos que pensar bastante, usando a cabeça e com bastante atenção”, complementou Bruna.

As aulas são de responsabilidade do Instituto Nacional de Esporte, Educação e Cultura (INEEC), por meio da Secretaria Especial do Esporte, com a Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. Já pela Educação, o acompanhamento do projeto é das supervisoras Mara Martins e Maria Aparecida Vila Nova.

A Fundação ArcelorMittal é uma grande parceira da Rede Municipal de Educação aqui de Piracicaba e nos contempla com mais esta importante iniciativa. Aliar e estimular o raciocínio lógico, com a disciplina e a importância da prática esportiva é de extrema importância, e este projeto vem demonstrar isso na prática”, comenta o secretário de Educação, Bruno Roza

Deixe seu Comentário