A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), está com inscrições abertas para o Ciclo de Oficinas do Selapir (Selo Local de Alimentos de Piracicaba), destinado a agricultores e produtores de alimentos artesanais de Piracicaba, de forma gratuita.
Serão 30 vagas para a capacitação que ocorrerá todas as segundas-feiras de 19 de junho a 24 de julho, das 13h30 às 16h30, na Sema (av. Dr. Paulo de Moraes, 2113).
As oficinas estão divididas em três temáticas: Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, Rotulagem e Precificação. As aulas serão ministradas por profissionais de instituições parceiras.
Nos dias 19 e 26 de junho, a nutricionista da DAN (Divisão de Alimentação e Nutrição), da SME (Secretaria Municipal de Educação), apresentará o primeiro tema, abordando a higiene do manipulador e dos equipamentos e instalações, além da manipulação correta da matéria prima e as legislações sanitárias vigentes sobre o tema.
A coordenadora do curso de Tecnologia em Alimentos da Fatec Piracicaba, Erika Gutierrez, ministrará a oficina sobre rotulagem, nos dias 3 e 10 de julho, com informações gerais sobre o tema e a nova legislação vigente, além de dados sobre a ficha técnica e tabela nutricional que devem estar presentes nos rótulos.
O gestor de Agronegócios do Sebrae Piracicaba, Renan D`Aragone, ficará a cargo da última temática, com orientações sobre a precificação do produto e fluxo de caixa, nos dias 17 e 24 de julho.
O ciclo de oficinas também tem o apoio da Etec, Esalq/USP, Fatep, Sesc, Unimep e SMS (Secretaria Municipal de Saúde).
A secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, destaca que as capacitações são um dos focos da Sema em 2023 e para o segundo semestre já está previsto a realização de 27 encontros de oficinas e cursos livres para produtores de alimentos.
“Observamos a necessidade de capacitar nossos produtores para que eles se sintam mais confiantes no próprio negócio e se adequem às novas exigências do mercado e dos consumidores, por meio de cursos de qualidade e gratuitos”, ressalta a secretária.
INSCRIÇÃO - O preenchimento das vagas será prioritário para agricultores e produtores de alimentos artesanais que tenham CNPJ e as vagas remanescentes serão oferecidas para o público em geral que estiver inscrito. A inscrição é gratuita e para o ciclo completo (todas as temáticas, de 19/06 a 24/07), devendo ser feita pelo site https://bit.ly/selapir_