Para atender a todos os gostos, a 38ª Festa das Nações terá grande diversidade na gastronomia e na programação cultural. De viola caipira a danças folclóricas, passando por maracatu e jazz, serão mais de 20 artistas que se apresentarão no Palco Principal, enquanto os participantes podem degustar pratos típicos nos 17 restaurantes do evento. A Festa das Nações começa nesta quarta-feira, 17/05, com abertura dos portões às 19h, e segue até o domingo, 21/05, no Engenho Central.
A primeira apresentação, na quarta, fica por conta de Mazinho Quevedo, que sobe ao palco às 21h. Na sequência, às 22h, será a vez do conjunto de choro Água de Vintém. Na quinta, o grupo de dança Cor & Corpo se apresenta às 21h, seguido pelos shows, às 22h, do Hot Club de Piracicaba e Eloy Porto Neto. Já a sexta será reservada para as orquestras Sinfônica de Piracicaba, às 21h, e a Piracicabana de Viola Caipira, às 22h.
No sábado, os shows começam às 13h, com a apresentação Aprendendo a Música, seguido de Unanga, Maracatu Baque Caipira, Samba de Lenço, Orquestra Berimbau e do grupo de tradição suíça Tanzgruppe Helvetia. Às 19h, o público poderá acompanhar apresentação cultural coreana, a Orquestra Educacional de Piracicaba e a Orquestra Paulistana de Viola Caipira.
No domingo o grupo Carimbó Pai d’Égua abre a programação de shows, às 11h, seguido do Grupo de Dança Folclórica Raízes de Portugal, Studio 415, Dança Espanhola, Circolo Trentino de Santa Olímpia, Congada de São Benedito e Grupo Karon Kali de dança árabe, que fecha o evento.
As Rainhas da 38ª Festa das Nações, que representam as 17 nações, se apresentam todos os dias no Palco Principal: às 20h, na quarta, quinta e sexta. No sábado, apresentação será às 20h e no domingo às 15h. As bandas Máfia do Jazz e Mississipi farão apresentações itinerantes durante o evento.
CARDÁPIOS – Os restaurantes da 38ª Festa das Nações contemplam pratos típicos de 17 nações, sendo quatro novas: África do Sul, Áustria, Congo e Moçambique, que integram o circuito gastronômico com Alemanha, Brasil, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, México, Nações Árabes, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido e Suíça. O cardápio completo da 38ª Festa das Nações de Piracicaba está disponível no site festadasnacoes.org.br, no botão Instituições e Cardápios. É só acessar, clicar na bandeira da nação e conferir.
É importante destacar que todos os restaurantes estarão abertos todos os dias para o público da festa.
Realizada pela Fenapi, a Festa das Nações, que completa 40 anos em 2023, é promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp, com organização da Secretaria Municipal de Governo. Uma parte dos recursos são oriundos da Lei de Incentivo à Cultura, via Ministério da Cultura do Governo Federal.
Os patrocinadores desta edição são Caterpillar, Embraplan e Hyundai (Ouro); ArcelorMittal, Drogal, Grupo Pirasa, Pecege, Unimed e Unimil (Prata); e Neurônio Adicional e CJ Brasil (Bronze). A cerveja oficial é a Itaipava 100% Malte.
SERVIÇO – 38ª Festa das Nações de Piracicaba. De 17 a 21 de maio, no Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454). Ingressos custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada). Venda antecipada no site, botão Ingressos e escolher os dias.