Acontece nos dias 17, 23, 24 e 25 maio, no Museu Barão de Mauá, localizado no município de Mauá (SP), oficinas de arquitetura, que compõem projeto contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Engenho Cultural e Largo Arquitetura, com apoio da Prefeitura de Mauá.
A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas em: https://docs.google.com/forms/
Três ações no dia 17
No dia 17 de maio acontecem três ações. Às 9h será realizada a “Aula de Campo - metodologia de caracterização do artefato”, que será ministrada pela Largo Arquitetura, em que serão apresentadas as metodologias adotadas durante o processo de levantamento e proposta de intervenção em um projeto de restauro, tendo como objeto de análise a Casa do Museu Barão de Mauá.
Compõem o público-alvo graduandos em arquitetura e engenharia civil, historiadores, conservadores, restauradores e demais interessados. São 30 vagas e a carga horária é de 75 minutos.
Às 10h30 será a vez da “Aula de Campo - A morada paulista pelo estudo de caso da Casa Museu Barão de Mauá”, que trará apresentação do processo de evolução da arquitetura residencial de São Paulo a partir de ciclos econômicos e sociais e de sua relação com o emprego das técnicas construtivas tradicionais.
Compõem o público-alvo graduandos em arquitetura e engenharia civil, historiadores, conservadores, restauradores e demais interessados na temática. A atividade será ministrada pelos Profs. Drs. Haroldo Gallo e Marcos Tognon, da Unicamp. São 30 vagas e a carga horária é de 75 minutos.
Às 14h acontece a “Oficina - construindo com terra. Prática de construção a partir das técnicas tradicionais”, que será ministrada pela Largo Arquitetura e pelo prof. dr. Marcos Tognon, da Unicamp.
A atividade é voltada a graduandos em arquitetura e engenharia civil, além de historiadores, conservadores, restauradores e demais interessados na temática. Serão oferecidas duas turmas, com 30 inscritos por turma, totalizando 60 participantes. A carga horária é de 75 minutos.
Dias 23, 24 e 25
Já nos dias 23, 24 e 25 de maio, das 9h às 14h, acontece a “Oficina - construindo com terra. Prática de construção a partir das técnicas tradicionais”, que terá apresentação das técnicas construtivas tradicionais (taipa de pilão e taipa de mão). Os alunos terão contato com as metodologias adotadas pelos mestres construtores e a oportunidade de vivenciar na prática a construção de uma estrutura murária em um canteiro escolar.
A atividade será ministrada pela Largo Arquitetura e pelo prof. dr. Marcos Tognon, da Unicamp e é destinada a alunos dos Ensinos Fundamental I, II e Médio. Participarão seis turmas de estudantes, totalizando 180 participantes.
Participarão, por intermédio das Secretarias de Cultura e Juventude e Municipal de Educação de Mauá, as escolas municipais Cora Coralina e Clarice Lispector.
Projeto
Situado numa casa de tipologia bandeirista, provavelmente do século XVIII, e um precioso exemplar remanescente do período, o Museu Barão de Mauá, localizado no município de Mauá (SP) está passando por um cuidadoso levantamento cadastral, etapa inicial de projeto de restauro que, futuramente, pode possibilitar o desenvolvimento de uma intervenção de restauro.
O processo, iniciado no final de outubro de 2022, é gerido pela Engenho Cultural e conta com a parceria da Largo Arquitetura. A previsão de conclusão é em setembro de 2023. O projeto reúne oficinas, aulas de campo e visitas guiadas. Haverá, ainda, ações de comunicação, com o objetivo de evidenciar o trabalho e levar conhecimento à sociedade.
Serviço
O Museu Barão de Mauá fica na rua Dr. Getúlio Vargas, 276, Vila Guarani, em Mauá (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: contato@engenhocultural.com
Por Rafael Bitencourt