Na quinta-feira (11), o vice-presidente da Alesp, deputado estadual Helinho Zanatta (PSC), apresentou requerimento ao Governo do Estado para solicitar informações sobre a implantação da Região Metropolitana de Piracicaba.
No documento, Helinho Zanatta questiona a previsão para a implantação do Comitê Executivo, Fundo de Desenvolvimento e da entidade autárquica, todas previstas na Lei Complementar nº 1.360/2021, que criou a Região Metropolitana de Piracicaba.
O parlamentar indaga ainda se já houve, por parte do Conselho de Desenvolvimento, a deliberação e aprovação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) e em caso afirmativo, se o mesmo já foi encaminhado ao governador do Estado Tarcísio de Freitas, para envio à Assembleia Legislativa ou, em caso negativo, o atual estágio do referido plano.
O deputado quer saber ainda a visão da atual gestão sobre as Regiões Metropolitanas e de que forma o governo pretende atuar junto às mesmas.
O deputado estadual, que foi prefeito de duas cidades – São Pedro e Charqueada – destaca que apesar de lei ter criado a Região Metropolitana de Piracicaba, até o momento não houve a suavefetiva implantação.
“A ideia da criação das Regiões Metropolitanas é ter um planejamento regional voltado ao desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida, com ações integradas e permanentes dos órgãos públicos, em todas as esferas e linhas de atuação. A criação da nossa Região Metropolitana foi sem dúvidas uma conquista, que ocorreu em agosto de 2021, com a sanção na Lei Complementar nº 1.360/2021. No entanto, até agora algumas medidas ainda não foram adotadas. Apenas o Conselho de Desenvolvimento foi implantado. Por isso estamos apresentando o pedido de esclarecimentos ao governo”, disse Zanatta.
“Com a efetivação das medidas que estamos solicitando é que a população poderá perceber de fato os benefícios de termos uma Região Metropolitana de Piracicaba, com a integração de diversas áreas para melhorar sua qualidade de vida e também com mais investimentos, como ocorrem em outras regiões metropolitanas de nosso Estado já consolidadas. Por isso essa é uma pauta prioritária de nosso mandato”, explicou ele.