A Prefeitura é parceira do Hemonúcleo de Piracicaba em ação especial para incentivar a doação de sangue com o objetivo de garantir o equilíbrio do estoque regulador. Com o slogan É muito Amor na Veia, a campanha, que também tem a participação da Associação #EuToNaFé, acontecerá no sábado, 06/05. Para doar, os interessados devem ir até o Hemonúcleo, que fica na Santa Casa, das 7h às 12h. É necessário fazer o pré-agendamento por meio do site https://agendamento.
Segundo Luciana Sacheto Bueno, assistente social do Hemonúcleo, o estoque de sangue está em nível de alerta e todos os tipos sanguíneos são importantes neste momento, especialmente dos tipos AB-, A+, A-, B-, O+ e O-. “Nossa meta para permanecermos com o estoque adequado é de 250 bolsas semanalmente. Na primeira semana do mês de abril foram 144, na segunda, 224, e na semana passada, apenas 131. Apesar de bom, o número está abaixo do necessário, por isso pedimos a colaboração e a solidariedade de todos”, disse.
“Doar é uma atitude de educação, amor e cidadania. Ao realizar uma doação de sangue, você está ajudando pelo menos três pacientes que necessitam de transfusão. A doação, respeitando os critérios técnicos, não acarreta nenhum risco para o doador e todo processo para a doação, que inclui cadastro, pré-triagem, triagem e coleta, leva menos de 80 minutos”, explica.
A consultora ótica Viviane Schiavinatto, 45, é doadora há seis anos e toda vez sente-se emocionada ao fazer a doação. “É um ato solidário. Fico emocionada, pois sei que meu sangue pode ajudar outras pessoas e isso faz a diferença, pode salvar vidas. Comecei a ser doadora quando meu pai ficou doente e precisou de tratamento em São Paulo. Depois disso, sou frequente doadora de sangue, além de ser doadora de órgãos e de medula. Por isso, quem puder participe, vale a pena”, convidou.
Para Filemon Silvano, secretário de Saúde, participar desta ação é uma forma de colaborar com o atendimento de saúde prestado pelos hospitais da cidade. “Vem em uma boa hora, principalmente pela questão da pandemia da Covid-19 que reduziu o número de doações. O Hemonúcleo faz um trabalho excelente na cidade e precisa de todo o apoio possível, por isso convidamos os piracicabanos a participar desta ação. É um ato solidário que salva vidas. Participe”, convida.
Fernando Favoretto, fundador da Associação #EuToNaFé, reforça a importância da parceria que começou há sete anos. “Nós começamos em 2017 com uma linda campanha de doação de sangue com o Hemonúcleo de Piracicaba e o objetivo de constituir uma cultura solidária de doação de sangue espontânea na população. De lá pra cá, tivemos sempre muito êxito, atingindo sempre a capacidade máxima de coleta no dia, por isso, somos gratos à população que participa e aos parceiros que apoiam, entre eles a Prefeitura de Piracicaba. É um gesto muito nobre”.