"AQUILES FERIDO", INOCENZO FRACCAROLI, 1842.
A escultura de mármore "Aquiles ferido", que hoje está exposta na Galeria de Arte Moderna de Milão, é obra do escultor veneziano Innocenzo Fraccaroli (1805-1882) e é considerada como sua obra prima.
Fraccaroli começou a esculpi-la em 1832 durante sua estadia em Roma. Passaram dez anos até ao seu culminar, pois era uma obra destinada apenas a ser exibida, pois o escultor não tinha um cliente que o encomendasse e financiasse a obra.
Aquiles ferido é provavelmente o melhor feito artístico de Fraccaroli, o que explica a grande fama que lhe proporcionou. Foi exposto pela primeira vez na Pinacoteca di Brera (1842), depois teve uma grande recepção em Londres (1851), Paris (1855) e finalmente em Munique (1869). Depois de ser vendida pela primeira vez, foi comprada pelo artista, que a entregou ao nobre milanês Eugenio Cantoni. Ao falecer Cantoni, a obra foi doada à Pinacoteca di Brera, e esta foi entregue depois como depósito à Galeria de Arte Moderna de Milão, local onde pode ser visitada atualmente.
Em 1835, a Exposição de Belas Artes de Verona exibiu seu modelo em gesso, causando grande admiração. O poeta Giovanni Girolamo Orti Manara fez uma descrição mais do que oportuna: "Aquiles, ferido no calcanhar, luta para se levantar após o golpe mortal e antes de cair morto. O herói é representado nu, exceto o capacete grego decorado com vários frisos, entre os quais se destaca um hipogrifo, coroado por uma longa juba que cai sobre seus ombros. A figura de Aquiles, olhando para a ferida, encosta-se numa ara onde ele atirou a sua capa."
Tal como grande parte das obras de Innocenzo Fraccaroli, esta obra é inspirada nos modelos de grandes escultores neoclássicos, artistas do tamanho de Bertel Thorvaldsen e Antonio Canova. Podemos observar que a cena se desenvolve em Aquiles com as pernas separadas, isso dá uma composição piramidal do grupo escultural que foi claramente tirada de "Hércules" e "Os Pugilatori" de Lica e Canova. Por outro lado, vemos a simplicidade no esquema e no naturalismo que nos remetem para as estátuas do período clássico feitas por Jason de Thorvaldsen. A todas as suas influências, Fraccaroli acrescenta ao seu Aquiles a caracterização do seu humor, se por acaso o mais típico das estátuas românticas, o que nos faz supor também uma influência do moribundo Aquiles de Filippo Albacini. Precisamente essa fusão entre elementos próprios da arte neoclássica e romântica, foi o que provocou fortes críticas e, ao mesmo tempo, grandes elogios ao trabalho do artista.
Bibliografia: "A Galeria de Arte Moderna e a Villa Real de Milão", Catálogos de Museu, Fernando Mazzocca.
Júnior Sá.
Colunista e Historiador.